O arquiteto à frente do Architects Office, Greg Bousquet; o editor da revista Monolito, Fernando Serapião; e o CEO da AG7, Alfredo Gulin Neto conversaram durante talk sobre o novo morar urbano, tema da última edição, recém-lançada, da revista Monolito.
“O novo morar urbano”, esse foi o tema da live promovida pela AG7, na terça-feira (15), em parceria com a editora Monolito para arquitetos convidados. O talk foi comandado pelos especialistas no tema, o arquiteto à frente do Architects Office, Greg Bousquet; o editor da revista Monolito, Fernando Serapião; e o CEO da AG7, Alfredo Gulin Neto.
Confira a seguir, 5 insights sobre o tema:
A evolução da arquitetura e o desaparecimento dela
Nos anos 50, a arquitetura brasileira teve um boom muito interessante no pós-guerra em São Paulo. Até o começo dos anos 60, construiu-se muito bem no estado com qualidade de arquitetura, porém, com um mercado imobiliário não profissionalizado “O arquiteto tinha mais poder sob o empreendedor, o que fazia com que os projetos tivessem mais qualidade.”, comentou Serapião. Grandes obras ficaram pelo caminho, mas ficou um legado importante como o Edifício Copan, o bairro de Higienópolis com qualidade alta de arquitetura e de cidade, com fachada ativa, mistura de uso e tudo o que há de lema atualmente.
Há um hiato grande nos anos 60, 70 e 80 quando a indústria imobiliária se industrializa, consegue fazer bons produtos mas a arquitetura e o urbanismo, a qualidade de vida, são deixados de lado. “Vimos a arquitetura desaparecer, salvo raros exemplos.”
O cenário positivo: a retomada da arquitetura, a mudança de legislação e o juros baixo
De uns anos pra cá, tem-se uma uma retomada no país com um dos protagonistas do movimento sendo o escritório franco-brasileiro Triptyque Architecture, com o arquiteto Greg Bousquet e a construção do Fidalga. “Esse projeto veio para apostar em algo novo para um público nichado, com potencial de mudar a percepção do mercado imobiliário. Tentamos afastar a barreira entre espaço público e privado, uma grande característica do Brasil, trazer um jardim para a cidade, com visibilidade, verticalizando a arquitetura”, explicou Greg.
A arquitetura de vanguarda começa a conversar com o mercado imobiliário em uma escala reduzida, atraindo novos empreendedores mais jovens junto a um momento de mercado positivo. “Os arquitetos estão num momento amadurecido, acontece uma mudança de legislação em São Paulo, que reflete em outras cidades, e os juros baixam, como uma avalanche para o mercado imobiliário, trazendo uma tempestade perfeita para todos”, comentou o editor. Para Greg, há um casamento perfeito. “A arquitetura sempre nasce de um casamento entre o incorporador e o arquiteto. É essa mistura, essa magia que faz com que um prédio fique bonito.”, finalizou.
A inserção da natureza na cidade
Segundo dados, 54% da população mundial vive na cidade. “Existe uma reflexão sobre o morador e a mancha urbana que precisa ser repensada: onde vamos inserir a fronteira entre campo e cidade? Será que não temos que reverter essa fronteira e deixar a natureza se inserir dentro da cidade?”, questionou Greg. A natureza cada vez mais coabita na arquitetura, porém, é preciso casar o mineral com o vegetal. O ÍCAROICARO Jardins do Graciosa, residencial da AG7 assinado por Studio Arthur Casas, é um grande exemplo disso.
A conexão com a essência da vida
Durante a pandemia, a humanidade foi trancada dentro de um apartamento ou casa e o espaço da moradia tornou-se uma reflexão intensa. “É necessário ter espaços mais bem pensados com a área externa, além do contato com o vegetal que traz bem-estar. Estamos tentando conectar-se com a essência da vida”, afirmou o arquiteto.
O modernismo foi uma época muito importante para o mercado. “Como europeu, vivenciamos o modernismo de uma forma muito dura, pois não tínhamos a vegetação exuberante. Quando nos deparamos no Brasil com uma vegetação, tem-se um casamento maravilhoso. Agora é tempo de tentar pensar nesse casamento de uma forma ainda melhor”, finalizou Greg.
Exemplo: Projeto de Recife (Architects Office)
“Fugir do caixote ou da impressão de morar em um torre empilhada”, comentou Greg sobre o projeto de Recife localizado em Paiva, assinado por seu escritório. Segundo ele, a história do local, o calor, faz com que prédios tenham uma identidade única na região e o projeto foi criado com o propósito de evitar a insolação, estender os terraços para a proteção do sol, um coqueiral perto da praia, uma massa construída em uma natureza quase verde. “Não se pode chegar com uma construção árida”.
Para saber mais sobre os projetos do Architects Office, acesse: https://www.ao-sp.com/ .
Durante a live, o CEO da AG7, Alfredo Gulin Neto também comentou sobre as novidades da incorporadora em parceria com o Architects Office. Dois novos projetos serão lançados em breve e construídos no Ecoville, com o conceito wellness e muita natureza envolvida. Para acompanhar os detalhes, acesse: @ag7realty.
Sobre a AG7
Conteúdo, conceito, tecnologia, design e experiência. A holding AG7 é uma plataforma entre os melhores profissionais da economia criativa, tais como designers, arquitetos, engenheiros e paisagistas, e o consumidor final, contemplando para isso uma cadeia que reúne os mais prestigiados e inovadores fornecedores, construtores, técnicos, cientistas e parceiros investidores. O resultado são produtos que estão na fronteira da tendência, seja em empreendimentos imobiliários, seja em design e inovação. “Unimos conceito, tendência, design, arquitetura, sustentabilidade, construtores, fornecedores, cientistas e os profissionais mais preparados e renomados em suas áreas na criação de empreendimentos únicos, que transportam a experiência do morar a uma nova dimensão, mais personalizada e atualizada com os novos tempos”, define Alfredo Gulin Neto, CEO da AG7. “Nós construímos diferente porque acreditamos em um mundo diferente. Nosso mindset é voltado à tendência, à inovação, ao design e ao bem-estar.”
A atuação da empresa, que oferece serviços de consultoria de inteligência imobiliária completos, full service real estate developer, ocorre em três frentes: prospecção e parceria de novos negócios, properties com imóveis de renda e, por meio da AG7 Realty, gestão de incorporações imobiliárias. Entre as premiações e conquistas, estão o 20º Prêmio Master Imobiliário, o mais importante do mercado de imóveis no Brasil; o 23º Prêmio Master Imobiliário; a Certificação Green Building Council (GBC) Brasil Condomínio na categoria “Gold”; o Rethinking The Future; prêmio internacional de arquitetura reconhecido como uma das premiações mais importantes do mundo do universo da Arquitetura e Design; entre outras. Em 2020, a holding lançou seu mais novo empreendimento, em parceria com a Triptyque Architecture, a ser edificado em Curitiba (PR) sendo um dos prédios mais altos do Brasil, com design marcante, inspirado nos arranha-céus de Nova York, e com vista 360º da cidade. O AGE360, localizado em um dos pontos mais altos da cidade, foi projetado para ser o edifício de maior destaque na capital paranaense. “Como plataforma criativa de negócios, a AG7 traz um novo conceito de design e de estilo, que entrega ao cliente soluções, em produtos e serviços, personalizados e atualizados para um viver com qualidade, saúde, conforto, sustentabilidade e beleza.”
By Conceição Contin
Imagem: divulgação
—————————————–
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça outros de nossos canais do setor:
www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br