Zanini com o carro-bar Zina, peça da coleção 2018 da América Móveis; e o banco Thopin, lançado na DW 2018, em agosto
Desde pequeno, Zanini de Zanine teve contato com a o design, a arquitetura e a arte. Nascido no Rio de Janeiro no fim da década de 70, cresceu observando o trabalho de seu pai, o brilhante José Zanine Caldas, que foi o maior motivador de sua carreira. Em 2002, formou-se em Desenho Industrial pela PUC – Rio. Também teve a oportunidade de estagiar com Sergio Rodrigues, época em que produziu o seu primeiro móvel. “Ele herdou todas as qualidades artísticas e artesanais, além de suas virtudes morais e éticas de seu pai designer. Zanininho, como eu chamo ele, serviu como um aprendiz, mas colaborou comigo como um veterano no meu estúdio”, afirmou Rodrigues certa vez.
Hoje, aos 40 anos, Zanini tem uma carreira consolidada no Brasil e no exterior, o Studio Zanini desde 2011, diversos prêmios (entre eles de designer do ano pela Maison & Objet Americas, em 2015), além de coleções de móveis com sua assinatura. Há dois anos, também iniciou uma parceria com a América Móveis, empresa de mais de cinco décadas de tradição em mobiliário de qualidade, em que já lançou 20 produtos.
Móveis da Linha Zina: poltrona, aparador, estante modular e banqueta
O destaque é a Linha Zina, com 10 criações, um grande sucesso de vendas. As peças são inspiradas em móveis das décadas de 40 e 50, que tinham hastes de ferro bem finas, que lhes atribuíam muito charme. Desenhistas como Carlo Hauner, Martin Eisler e até mesmo José Zanine Caldas empregavam tal característica no mobiliário. “A linha Zina traz a delicadeza atrelada à funcionalidade e à resistência. Possui personalidade, visual urbano e estética industrial”, completa Zanini de Zanine.
Além disso, 2018 foi um ano com muitas novidades versáteis como poltronas, mesinhas, bancos e puffs, de novas linhas que Zanini apresenta ao mercado em parceria com América Móveis. O último lançamento foi o banco Thopin feito em aço carbono, mdf, e revestido de couro, tecido ou palhinha, lançado na última edição do DW, em agosto.
As poltronas Lua e Dora, além das mesinhas auxiliares Mari, novidades da coleção 2018
Sobre a Indústria América Móveis
A fábrica, fundada em 1967, está localizada em Perdões (MG) e possui uma ampla estrutura industrial de 13.000 m² de área construída, onde atuam cerca de 300 profissionais altamente capacitados e que contam com uma impecável estrutura industrial e social. A América se tornou referência em móveis de design, com foco em qualidade e sofisticação.
Serviço:
América Móveis – Fábrica
Rodovia BR 381 Fernão Dias KM 676 / Perdões (MG)
www.americamoveis.ind.br
@americamoveisind
Por Karina Monteiro
Imagens: Divulgação