Fachada do hotel, criada por Guto Requena e nomeada de Criatura de Luz, conquistou a categoria arquitetura no mais conceituado e completo prêmio de design mundial
A fachada do WZ Hotel Jardins, redesenhada pelas mãos do designer Guto Requena, acaba de ganhar fama internacional com o reconhecimento do prêmio IF Design Awards.
Com altura de 26 andares, a Criatura de Luz se destaca por ser uma fachada viva, como o próprio nome já diz. Durante o dia, chapas metálicas revestem o edifício, criando uma pele pixelada nas cores dourado, azul e cinza. Seu desenho foi gerado com um software paramétrico a partir da análise dos sons no entorno do edifício, criando padrões gráficos como resposta. Assim, a fachada reflete, em cores, a paisagem sonora da Avenida Rebouças, uma das mais famosas e movimentadas da cidade.
Ao anoitecer, a pele metálica acende em padrões luminosos interativos, mas de baixo gasto energético, composto por cerca de 200 barras de led. Além disso, a criação de um aplicativo de celular permite a interação direta do público com a fachada, por meio do toque dos dedos ou da voz, falando com o edifício e visualizando as ondas sonoras reproduzidas nele.
Por Giuliana Nicastro – Index Assessoriar