O projeto de design de interiores deste apartamento de 350m², localizado no coração da Park Avenue em Manhattan, NY, leva a assinatura do escritório Rodney Lawrence. Originalmente, um edifício de escritórios, o edifício ganhou uma torre anexa aos fundos para aumentar a área útil de cada apartamento. Quando entregue pela construtora, os dois setores – novo e antigo – eram ainda bastante visíveis dentro do apartamento: a setorização e compartimentação do layout, o formato das janelas.
A diferença entre o pé direito dos blocos foi um dos maiores desafios. Apesar da parte nova ser mais aberta, tinha o pé-direito comprometido devido aos equipamentos de AC e elétrica necessários para o apartamento. A solução foi maximizar o pé direito em todo apartamento de uma forma coesa, trabalhando intencionalmente com as vigas e outros elementos estruturais e de mecânica, mas mantendo o forro o mais próximo da laje sempre que possível. Além disso, algumas paredes foram removidas para dar a ala social um conceito mais amplo, remetendo a um loft.
A paleta de cores sóbrias foi a linha condutora para o trabalho de design de interiores. Lawrence trabalhou com vários materiais e texturas, que vão da seda à chinchila, passando por peles especiais como a de crocodilo e enguia, para garantir ambientes únicos, aconchegantes e sofisticados para um jovem casal sem filhos e com estilo de vida urbano busy.
O cliente, um grande colecionador de arte alemã de meados dos anos 1950, já possuía a maior parte das peças presentes no apartamento. Então, para complementar as peças da coleção, outros itens foram adicionados de forma harmônica ao décor. Modelos especiais, como a escultura de luz da Maison Charles, em Paris, formam um elo entre as variadas texturas, e formas e épocas criando um ambiente harmônico e coeso.
Natural ou artificial, a iluminação tem papel fundamental no projeto. O objetivo foi garantir uma luz suave e difusa durante o dia e, a noite, alguns pontos de destaque para obras de arte ou detalhes arquitetônicos. Para garantir a proteção da coleção de arte, todas as janelas tiveram tratamento especial anti-UV e contam com cortinas de tecido especial para filtrar a luz do sol.
Rodney Lawrence
www.rodneylawrenceinc.com
Instagram: @rodneylawrenceinc
Por Carla Stellato
Imagem: Marili Forastieri