Por meio de revestimentos diferentes, profissionais da arquitetura e decoração tornam os ambientes mais ricos esteticamente e conseguem criar maior interação entre pessoas e espaço.
Os revestimentos diferentes trazem personalidade para o décor. É uma forma de surpreender positivamente com cores e texturas os usuários dos espaços e, assim, inovar. Como há muitas opções e tipos de revestimentos disponíveis no mercado, é preciso ter bom senso e bom gosto na escolha para que a composição do ambiente seja equilibrada.
“São pelos revestimentos que, muitas vezes, o ambiente cria vida”, defende a designer de interiores Melina Mundim. A profissional empregou o gabião — estrutura feita com aço e preenchida com pedras — como revestimento no Living, ambiente assinado por ela na Casa Cor Minas, para acompanhar a estrutura de madeira do espaço. “A pedra é um material que compõe muito bem com a madeira. A ideia foi criar uma estrutura rústica para receber móveis refinados que se tornam aconchegantes quando juntos”, conta Melina.
Quem também não abre mão de ousar nos revestimentos é a designer Analu Guimarães, da Na Lupa Design. No Banheiro Público da mostra Morar Mais por Menos, ela revestiu as paredes dos banheiros com tecido rendado, pano de saco e vidro. “Os revestimentos diferentes denotam cuidado e trazem mais charme aos espaços. Nesse projeto, usei vários vidros, como o fantasia pontilhado, o laqueado, o temperado, o plotado e os espelhos lapidados. O resultado estético ficou incrível”, comemora a designer.
Foi também por meio de um revestimento diferente que os profissionais da Situar Projetos, a designer de interiores Rosângela Brandão Mesquita e o arquiteto Eduardo Henrique, conseguiram quebrar um paradigma e criar um quarto descolado na Casa Cor Minas. “Quando se pensa em revestimento para quarto, o papel de parede é sempre a primeira opção. Mas queríamos inovar e, conhecendo um lançamento de revestimento da Oca Brasil que lembra ladrilho, tivemos a ideia de usá-lo no quarto. Com isso, nós conseguimos trazer brasilidade, melhorar a acústica do ambiente , destacar a parede e sair do senso comum”, comentam os profissionais da Situar Projetos.
No escritório Óbvio Arquitetura, a regra também é ousar nos revestimentos. Nathália Otoni e Luciana Araújo, arquitetas que estão à frente do escritório, acreditam que esse tipo de material atrai a atenção das pessoas e cria uma interação entre elas e o espaço. Na cozinha gourmet da Casa Cor Minas, as profissionais apostaram no tijolão. “A utilização desse revestimento na cozinha é para dar um toque bastante rústico e trazer uma sensação de aconchego e de casa ao espaço”, explicam as arquitetas do Óbvio Arquitetura.
Fonte: MÃO DUPLA COMUNICAÇÃO