A juventude pede passagem com toda licença poética nesta instalação idealizada pelo designer Airon Martin apresentando a arte de jovens artistas brasileiros
Idealizada pelo designer Airon Martin, inspirado nas pinturas e platibandas do interior nordestino, a instalação A CASA BRASILEIRA que acontece durante a DW 2019, entre os dias 18 a 25 de agosto, na A Estufa, Vila Madalena, é a introdução da coleção Cápsula da Misci, grife criada a partir do neologismo da palavra Miscigenação e representa a pluralidade do Brasil profundo, a brasilidade.
A instalação A CASA BRASILEIRA apresenta tecidos da Lady Revestimentos com tramas naturais manipulados com tintas e pigmentos Terracor, originalmente aplicados em paredes e superfícies rígidas com efeito de caiação, aqui humanizadas pela artista potiguar mossoroense Yohannah de Oliveira e sua aguçada habilidade com a mescla de materiais. Em conjunto o “varal humaniza”, sob o olhar da artista maranhense Tais Geburt, carregado de afetividade cigana traz o design emocional e as reflexões sobre o morar brasileiro.
Neste cenário surge na instalação entre os tecidos a cadeira small UNI na cor café. Criada pelo designer e estilista Airon Martin em homenagem à sua amiga transexual, a UNI simboliza o princípio UNIversal do design que deve ser inclusivo, e não adaptativo. A cadeira que se olhada de frente, não tem uma lateral, pode ser usada tanto assim quanto inclinada, este design inclusivo permite o uso por qualquer pessoa, independentemente de suas características específicas físicas.
Durante a semana do DW a A Estufa servirá o autêntico café coado brasileiro fornecido pelo Empório Coisas de Minas.
Sobre os artistas
Airon Martin
Plural, diverso, trans, multifacetado, humano, agregado, passional, qualquer uma destas palavras consegue explicar o trabalho do designer e estilista mato-grossense, mas nenhuma delas traduz sua essência tão bem como a palavra Miscigenação, daí a escolha de sua marca, MISCI.
Nascido e criado em Sinop, cidade amazônica no Mato Grosso é neto de garimpeiros e foi criado por sua avó que a teve como referência. Depois de cursar alguns anos direito e medicina, descobriu o design. Estudou no IED – Instituto Europeo di Design e trabalhou no estúdio Paulo Alves e na marcenaria Trancoso. Do design ao vestuário foi uma transição orgânica.
Yohannah de Oliveira
Potiguar mossorense, estudou arquitetura no Mackenzie e a Universidad Politecnica de Madrid. Estagiou como arquiteta em Barcelona e trabalhou como voluntária no Hawai. Decidiu se dedicar com a arte visual e seu trabalho como tal se destaca com a mescla de materiais em produções de telas, painéis e instalações na busca de sensações inéditas no expectador. Seus trabalhos são abstratos, orgânicos fluídos sempre buscando uma conexão com o surreal. Nordestina, filha única, criada pela mãe se beneficiou de diversas bolsas de estudo. Acredita na arte, na cultura e na educação como chaves no processo da descoberta de identidade e transformação social.
Tais Geburt
É artista visual autodidata e graduada em Artes Visuais pelo Instituto Federal do Maranhão. Trabalha com técnica mista, técnica aguada e tinta óleo, Em suas produções explora as dificuldades e burocracia envolvidas para a obtenção de moradias no espaço urbano. Representa a casa através dos véus das ciganas, muitas vezes estampados por azulejos portugueses, detalhes que remetem a sua cidade São Luis. Seu trabalho é inspirado pela sua mãe, mulher negra, inquilina em busca do sonho da casa própria. Além disso, carrega a afetividade do povo cigano e no seu aprendizado, que quer se livrar da insegurança de explorar fronteiras, é um protesto de não se ter um lugar fixo, não significa não ter morada, sua mente pode ser sua morada.
Sobre as marcas
A Estufa
É realmente um lugar alternativo na Vila Madalena. Plural, acontecem exposições e eventos culturais e é também o showroom da Terracor. É um lugar onde se inspira e inspira.
Terracor
Cria, desenvolve e fabrica com exclusividade tintas e acabamentos para paredes que reproduzem a necessidade estética de todo e qualquer arquiteto, designer ou pintor. Desenvolvida em 1993, a TERRACOR foi idealizada pelo renomado arquiteto e paisagista Leo Laniado e pôde ser concretizada graças a sua união com Osiel Pereira, químico e Diretor de Produção da empresa.
Lady Revestimentos
Fundada em 1940 por um casal de austríacos que prezavam pela evolução constante e pela inovação, a Tecelagem Lady mantém esses valores vivos na companhia até hoje. A empresa com sede em São Paulo está no mercado de revestimentos como uma grande fornecedora de soluções para diversos ambientes – comerciais, corporativos, hoteleiros e residenciais. A expertise da Lady é a fabricação de tecidos de fibras 100% naturais como 100% lã, 100% linho e 100% algodão. Inicialmente, a empresa fornecia apenas tecidos para o mercado da moda e migrou para o mercado de decoração e agora retoma a atender estilistas e toda cadeia moda novamente. A Lady permeia entre os universos da moda e decor.
Serviços
DW 2010 – De 18 a 25 de agosto.
Instalação Casa Brasileira
Local: A Estufa – Rua Wizard, 53 | (11) 38142300
Horários de funcionamento: de segunda a sexta – 9h30 às 18h | sábado e domingo – 10h00 às 17h00
Entrada gratuita