E que limonada fizeram as sócias do escritório Maraú Design Stúdio. Impossibilitadas de usar madeira em uma cozinha por causa das características do ambiente elas acharam no vinílico uma solução eficaz e cheia de vantagens
Projeto Maraú Design Studio. Com instalação prática, custo-benefício melhor, propriedades termoacústicas e manutenção fácil, o vinículo foi usado tanto na parede quanto no teto da Cozinha Dinamarquesa. Foto: Daniela Buzzi
A Cozinha Dinamarquesa, ambiente assinado pelas designers de ambientes Cris Araújo e Linda Martins, do escritório Maraú Design Stúdio, na Casa Cor Santa Catarina — Itapema 2018, é inspirada nas características do design escandinavo. É um ambiente atual, de estética clean apurada, com toques pontuais de bom gosto e sofisticação.
Como o estilo escandinavo tende a ser mais frio, para quebrar o ‘gelo’, as profissionais optaram por um material inusitado para a cozinha: o vinílico com aparência de madeira. “Ambientes escandinavos sempre são muito monocromáticos e o uso da madeira clara deixa tudo bem mais aconchegante”, explicam as profissionais.
Remetendo a madeira, o material vinilico ajuda a criar uma atmosfera acolhedora as cozinhas que antes tinham uma layout mais frio. Foto: Daniela Buzzi
Mas por que escolher um material que imita a madeira e não usar a própria? As designers justificam: “O vinílico tem instalação mais prática e custo-benefício melhor. Além disso, possui propriedades termoacústicas e é de fácil manutenção. Amamos trabalhar com esse material porque traz inúmeras vantagens e imita a madeira de forma fiel, ou seja, não se perde nada em beleza”.
Vale ressaltar também que a cozinha tem áreas molhadas, então, é inviável o uso da madeira na sua forma natural em vários locais. Logo, foi uma boa sacada das profissionais lançar mão desse recurso para aquecer e suscitar a acolhida que o ambiente tanto necessitava.
Na Cozinha Escandinava, o vinílico faz as vezes da madeira em pontos estratégicos. “Usamos esse revestimento no teto e em parte de uma parede. A ideia é que esse detalhe, justamente por estar nesses lugares, acentuasse ainda mais a sensação de aconchego e acreditamos que conseguimos esse efeito”, comemoram Cris e Linda.
Para conhecer esse e outros detalhes da Cozinha Dinamarquesa, basta visitar a Casa Cor Santa Catarina – Itapema, no Itapema Beach Place, localizado na BR-101, Km 144, em Itapema.
Sobre as profissionais:
O Maraú Design Studio nasceu do desejo de suas duas sócias, as irmãs Linda Martins e Cris Araújo de fazer algo novo, um espaço totalmente voltado para o design. Um Studio de criação, onde saem projetos autorais, cheios de personalidade e conteúdo. Cris Araújo, formada há oito anos em design de Interiores pela FMU de São Paulo, atua em projetos comerciais e residenciais com forte estilo clássico.
Linda Martins, formada em design de Interiores pelo IBDI de Santa Catarina,venceu em 2016 o prêmio Nacional «Estudos de um Banheiro Deca» em abril de 2017 cursou Tendências para Designers profissionais no Instituto Marangoni em Milão. Apaixonada pelo estilo contemporâneo, com toque industrial e/ou escandinavo, ela atua em projetos residenciais. Ambas estão em constante atualização no mercado, visitando feiras Nacionais e internacionais, buscando as últimas novidades e o melhor do Design, além de trazerem das viagens um olhar apurado e riqueza cultural que influenciam diretamente o estilo de cada uma.
Casa Cor Santa Catarina/Itapema:
Para conhecer esse e outros detalhes da Cozinha Dinamarquesa, basta visitar a Casa Cor Santa Catarina – Itapema, no Itapema Beach Place, localizado na BR-101, Km 144, em Itapema.
Por Mão Dupla Comunicação
Imagem: Daniela Buzzi