As últimas feiras nacionais e internacionais evidenciaram uma tendência que vem conquistando cada vez mais os brasileiros: os revestimentos e cobogós cimentícios. Desenvolvidos com a mistura de processos artesanais e industriais, os produtos dispõem de uma infinidade de formatos, relevos, tamanhos e desenhos, que estimulam a criatividade de arquitetos e designers de interiores. Presente no mercado há 11 anos e referência no assunto, a marca catarinense Palazzo enumera os diferenciais desses produtos e como eles podem fazer a diferença na decoração.
Vantagens
Entre os pontos fortes desses produtos estão a alta resistência e durabilidade do material, além da versatilidade e da fácil manutenção. “E, talvez, o fator de maior impacto seja a volumetria, que representa a possibilidade de trabalhar com desenhos e volumes diversificados nas superfícies, criando um efeito 3D capaz de mudar completamente a cara de um ambiente”, afirma Antonio Bogo, diretor da Palazzo. Produzidas com cimento branco de alto desempenho, as peças oferecem outro ponto favorável, pois combinam com diferentes estilos de projeto, principalmente com atmosferas urbanas e industriais. “É uma ótima alternativa para destacar uma parede e valorizar o espaço”, acrescenta Antonio.
Aplicações
A aplicação do material é muito ampla. Em projetos residenciais, costuma ser usado em áreas sociais, como sala de estar, jantar ou home theater, assim como em fachadas. Já nos ambientes comerciais é mais fácil encontrá-lo em escritórios, especialmente, em salas de reunião, halls de entrada e recepções. Vale saber que há modelos específicos para paredes e pisos. Independentemente do local, é perceptível o seu uso com o objetivo de chamar a atenção e trazer beleza ao ambiente.
Novas Tecnologias
A resistência do cimento com a textura do porcelanato – Apesar de tantas qualidades, alguns clientes ainda têm certo receio com o revestimento cimentício, por se tratar de um material mais rústico, poroso e também mais pesado do que outros, como a cerâmica. Por isso, em 2017, a Palazzo apresentou duas novas tecnologias, entre elas, a Covertec, que traz para os produtos um toque mais suave, liso e agradável, facilitando ainda mais a limpeza. A outra inovação foi batizada pela empresa de Mais Leve, que, como o próprio nome diz, reduz o peso das peças. Assim, o produto se torna até 40% mais leve que uma opção convencional, facilitando o transporte, a instalação e resultando numa obra mais econômica e rápida.
Concreto Translúcido
Em 2018, mais um lançamento confirma a preocupação da Palazzo em estar sempre à frente quando o assunto é inovação. A peça em concreto Lúmina, com tecnologia inédita no Brasil, permite a passagem de luz a partir de pequenos pontos. Assim, é possível separar ambientes e manter a iluminação dos espaços.
Cimentícios em alta
E se engana quem pensa que a febre dos cimentícios irá passar logo, pois há ainda uma fatia importante do público para conquistar. “Quando comparamos com a cerâmica, o nosso produto ainda é relativamente novo no mercado. Os profissionais do meio já estão utilizando muito, mas ainda existe uma parcela dos consumidores que conhece, mas nunca usou. Por isso, é constante o crescimento. E aqueles que já testaram, normalmente voltam a usar devido ao resultado estético”, conclui Bogo.
Palazzo Revestimentos
Corupá, Santa Catarina
tel. (47) 3375-0200
Instagram: @palazzorevestimentos
Site: www.palazzo.ind.br
Por Karina Monteiro
Imagens: Divulgação