Tons claros, inspiração clássica e funcionalidade permeiam os ambientes
A casa com 400 m² em um terreno de 690 m², na cidade de João Monlevade, no interior de Minas Gerais, sofreu interferências para acompanhar o estilo do jovem casal de moradores. “Por se tratar de reforma, um dos grandes desafios foi fazer um projeto de rápida execução e, principalmente, harmônico, preservando esquadrias na cozinha e piso de taco de madeira no dormitório e respeitando a personalidade dos proprietários”, afirma a arquiteta Larissa Reis, responsável pela transformação.
A profissional explica que procurou manter o layout existente da casa e explorar novos revestimentos, mobiliário planejado e decoração em geral.
O coração da morada
A cozinha é o local preferido do casal e foi renovada integralmente, mantendo detalhes da construção original como os caixilhos, janela de vidro com marcos e alizares amadeirados e porta do mesmo material. “Os novos moradores solicitaram um espaço para receber os amigos que aliasse funcionalidade e estética, com a presença da cor branca”, descreve Larissa.
Os estilos clássico – que foi enfatizado por meio de cores claras e de elementos atemporais, como o mobiliário amadeirado – e o moderno e descontraído, com a inserção de itens atuais, como os pendentes esféricos e a disposição não simétrica das prateleiras, foram mesclados e tornaram a cozinha acolhedora e confortável.
O uso intenso de nichos permitiu aproveitar melhor o espaço e reduzir os custos com marcenaria em relação a móveis totalmente fechados. Além disso, os compartimentos assimétricos acomodam os utensílios e objetos decorativos.
A arquiteta explica que para a parede do corredor projetou um painel amadeirado, sem elementos em relevo, para embutir geladeira, fornos e, até mesmo, uma porta oculta. “Essa estratégia não sobrecarregou visualmente o local, além de evitar transtornos na circulação, por haver dispensado os puxadores”.
Os revestimentos foram escolhidos para deixar o ambiente claro e alegre. Larissa apostou no porcelanato bege claro para revestir o piso e harmonizar com a composição neutra. A bancada é em quartzo artificial e foi combinada à pastilha perolizada aplicada na parede. Para os móveis, a combinação de materiais e texturas, como laca branca, vidro e madeira, adiciona conforto e praticidade.
Área íntima
Para enfatizar o efeito de amplitude, a proposta da arquiteta foi abusar das nuances claras no dormitório da suíte. Espelhos bronze com iluminação embutida atuam, também, na criação da sensação de espaço, ajudam a destacar o ambiente e favorecem o aconchego.
O quarto segue o estilo clássico. Destaque para a cabeceira estofada que ocupa praticamente toda a parede e para os itens decorativos refinados. O piso de taco de madeira foi mantido e reforça o conforto e o convite ao descanso.
O banheiro segue a mesma linha tradicional com o emprego de elementos atemporais, como o porcelanato que remete ao mármore que reveste pisos e paredes e o lustre que deu um toque lúdico ao local.
Por Tita Barbará
Imagem: Larissa Reis