O Presidente da República, Michel Temer, sancionou a lei que reconhece a profissão de designer de interiores e ambientes. Profissionais da área analisam a importância desta conquista
Nesta segunda-feira, 12 de dezembro, chegou, enfim, a realização do sonho de milhares de designers de todo o Brasil. O Presidente da República, Michel Temer, sancionou a Lei 13.369 que garante o exercício da profissão de designer de interiores e ambientes.
A partir de agora, a profissão de designer de interiores e ambientes é reconhecida em todo o território nacional, pondo fim à expectativa de anos de batalha por esta conquista profissional.
Para a designer de interiores Rosane Guedes essa regulamentação é muito importante para o profissional, pois dá mais credibilidade ao seu trabalho junto aos clientes.
“Ao contratar um profissional que tenha sua profissão regularizada, isso traz mais segurança ao cliente, pois ele saberá que o profissional estudou, tem uma formação e está preparado para atendê-lo”, ressalta.
A designer de ambientes Fabiana Visacro também enfatiza a credibilidade que esta regulamentação propicia aos profissionais do ramo. “Um dos grandes benefícios para o profissional e para o cliente é a possibilidade de vivenciarem e usufruírem de um mercado mais justo, mais homogêneo e qualificado. O profissional que atua no mercado passará a ter mais credibilidade e sofrerá menos o efeito de concorrências desleais”, avalia.
Para a designer de interiores Catia Maiello, sócia-proprietária do escritório Casatelier Interiores, essa é uma grande mudança para os profissionais da área, pois a regulamentação, com seus direitos e deveres, dá propriedade e autonomia ao designer. “Nos dá uma autonomia maior, para o que a gente já vinha fazendo, mas agora de uma forma regulamentada. Para mim é o que eu vejo de maior diferença. Com essa regulamentação, vai desmitificar um monte de coisas, como mostrar que aquele profissional é realmente capacitado”, exalta
Segundo a designer de interiores Melina Mundim, este é um grande ganho para o mercado, pois reconhece a importância do profissional. “O designer de interiores se preocupa com os detalhes que vão desde a ergonomia, boa circulação e até a concretização do estilo pessoal para quem o ambiente está sendo decorado. Essa preocupação faz com que os ambientes deixem até mesmo de ser meros ambientes para se tornarem espaços convidativos para uma boa convivência”, encerra.
Fonte: MÃO DUPLA COMUNICAÇÃO