Conectividade, melhor qualidade de vida e mobilidade são os três principais pilares do projeto criado por Luciana Pitombo e Felipe Stracci para a cidade de Mirassol
Ter espaços para compartilhar e viver em sociedade é um assunto cada vez mais em voga. Mas é preciso planejamento para que sejam eficientes de fato. Nas pequenas ou grandes cidades, o lazer, que contemple a união entre o coletivo aliado ao meio ambiente, ainda se configura como opções escassas.
Muito se fala no conceito Smart Cities, mas e se começarmos com algo menor e, ao mesmo tempo, bastante efetivo? Pensando em melhorar a qualidade de vida dos moradores de um bairro do município de Mirassol, interior de São Paulo, os arquitetos e também designers Luciana Pitombo e Felipe Stracci, do escritório Plantar Ideias e a SPIn – Soluções Públicas Inteligentes, desenvolveram o projeto Mais Parque em parceria com a empresa Emais Urbanismo.
A proposta é transformar esse pequeno bairro como o primeiro Smart Bairro do município e referência no país “O local já conta com uma estrutura verde muito boa. Dessa forma, com o projeto que desenvolvemos após a execução os espaços ganharão uma melhor ocupação, com uma boa pitada de tecnologia”, revela Luciana.
Todo o bairro foi repensado para funcionar como uma célula viva e conectada em tempo real. Assim, os moradores terão a oportunidade de compreenderem questões ambientais, sociais, de segurança, saúde, lazer e tantas outras facetas do cotidiano na palma das mãos, já que as pessoas podem acompanhar as informações e interagir com a infraestrutura por um smartphone.
Projeto Mais Parque – grande horta no centro do Smart Bairro em Mirassol.
O projeto conta com um adendo especial: uma grande área de horta urbana. Nessa composição, os profissionais da Plantar Ideias e a SPIn – Soluções Públicas Inteligentes ainda contemplaram um espaço de triagem de lixo e compostagem, que juntos desenvolvem um pequeno complexo de sustentabilidade bem no centro do bairro.
Além disso, foram desenvolvidos pequenos Smart Points – praças pequenas mobiliários urbanos e tecnologia que dão suporte para o dia a dia da população que mora nesse bairro. “Todo o projeto foi pensado para sobreviver ao ecossistema digital que fica localizado na central de comando e que, por sua vez, será integrado ao sistema municipal”, fala Felipe.
O projeto Mais Parque, com previsão para em breve ser implementado, promete ser modelo para outros bairros começarem com ações semelhantes e assim melhorar a vida dos cidadãos brasileiros.
Sobre a Plantar Ideias
A PLANTAR IDEIAS é um estúdio de arquitetura e design urbano dos arquitetos e designers Luciana Pitombo e Felipe Stracci. Suas criações são novas soluções para o exterior, carregadas de experiências e histórias que vem da natureza e se materializam em um design tropical para a vivência outdoor. A essência da marca se consiste em oferecer maior qualidade e criatividade para as áreas externas por meio de projetos de paisagismo e luminotécnicos em áreas verdes e interiores.
Com o olhar urbano e a veia de design, os profissionais desenvolvem linhas de mobiliário de paisagem que se fundem com o olhar da metrópole. Em tão pouco tempo, já marcam presença em locais como o Parque do Ibirapuera, que conta com a peça Concretum. No portfólio da Plantar Ideias, destaque para a produção de peças que já foram reconhecidas como tendências ou finalistas em prêmios nacionais.
Plantar Ideias
(11) 4237-4237, São Paulo
@plantarideias
Por Raíssa Germano
Imagem: Divulgação