Coleção Artesania será lançada no maior e mais importante evento de design do mundo
O maior e mais importante evento de design do mundo, o Salão de Milão, está se aproximando, e a Portinari marca presença no evento pelo terceiro ano consecutivo. A marca vai lançar sua coleção Artesania no espaço da A lot of Brasil, entre os dias 5 e 10 de setembro, na Itália. Os produtos são assinados pelo designer e arquiteto Pedro Franco e trazem a técnica do ponto cruz como destaque.
Esse ano, em função de novos protocolos de saúde, a feira promete uma experiência nada convencional, sem os stands tradicionais com arquitetura fechada em paredes e teto. Será uma exposição museológica, apresentada em mood boards criativos, segmentados por indústrias e com curadoria internacional, pensada para segurança aliada a inovação.
Inspirada no bordado que faz parte do artesanato afetivo brasileiro, os motivos florais, foram desconstruídos, pixelados de forma a criar padrão possível de ser aplicado em diferentes composições. São peças em tamanho 20×20, com alto relevo e acabamento fosco, para que seja possível explorar diversas combinações.
Artesania
Com o objetivo de enaltecer as possibilidades da união entre a alta tecnologia da grande indústria ao fazer manual local brasileiro, a coleção Artesania marca um novo momento da cerâmica nacional. A linha enaltece a cultura local brasileira por meio da técnica ancestral do ponto cruz, conhecimento aprendido pelo designer com a artesã baiana Ana Caires. Pedro então digitalizou os desenhos e levou o desafio à Portinari, que traduziu a técnica em cerâmicas com uma rica gama de relevos, alturas e texturas bastante semelhantes ao toque do ponto cruz.
————————————————————————————————————————————————————————
VEJA: DonaFlor Mobília traz conceito do projeto Varanda Argila para os lançamentos 2021
————————————————————————————————————————————————————————
As peças, se alinhadas ordenadamente, se transformam no desenho tradicional do ponto cruz e, se alinhadas aleatoriamente, formam outras composições, ficando abertas para novas criações.
“Tudo nessa collab é muito bacana, mas o que mais me deixa feliz é o fato de criar uma peça que dá espaço para outras pessoas co-criarem junto comigo. Valor que se encaixa muito com a minha visão de design interativo. Além de claro, trazer essa dualidade do fazer manual e o fazer industrial numa mesma peça de forma totalmente orgânica”, diz Pedro Franco.
Sobre a Dexco
Na Dexco, acreditamos que ambientes existem para serem vividos. Para isso, por meio de nossas marcas – Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Ceusa e Durafloor – oferecemos soluções que combinam estética e funcionalidade, promovendo conforto e bem-estar. Aqui, acreditamos que temos um papel importante na sociedade e, desde o início da nossa trajetória, as questões ambientais, sociais e de governança pautam nossas discussões sobre o futuro da companhia. Somos uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pelo Bloco Seibel. Com sede administrativa em São Paulo, possuímos 21 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia – Dexco Colômbia. Estamos também à frente da LD Celulose, por meio de uma joint venture com o Grupo Lenzing e da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Nossas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 da B3 – ISE.
Por Daniela Malara Rossi
Imagem: Divulgação
—————————————–
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.
Conheça outros de nossos canais do setor:
www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br