As portas de correr podem ser ideais para quem não possui muito espaço em casa. E para que não haja erro na hora da compra, a arquiteta Mericia Caldas e a designer Claudia Saraceni, em parceria com a Ideia Glass, apresentam um guia com os benefícios dos mais variados modelos
O mercado oferece diversas opções de portas que auxiliam na divisão de ambientes, como as de vidro, de embutir, as articuladas, sanfonadas entre outras. Mas como saber qual a opção ideal? Para que não haja erro na hora da escolha, a Ideia Glass, em parceria com a arquiteta Mericia Caldas e a designer Claudia Saraceni, montou um guia com dicas de como escolher o melhor modelo, explicando os benefícios de cada um.Muito utilizadas em casas e apartamentos que sofrem com problema de espaço, as portas de correr vão muito além de apenas dividir os ambientes. Elas proporcionam privacidade, proteção e ajudam a acabar com ruídos indesejados. O item é muito utilizado na hora de separar cômodos, como cozinhas de lavanderias, salas de escritórios e varandas de salas de jantar, unindo funcionalidade, praticidade e beleza.
Portas de correr
As portas de correr geralmente são fabricadas em vidro e podem ser usadas até mesmo na entrada da casa. De acordo com Claudia, esse tipo de divisória evoluiu muito com as ferragens externas de roldanas aparentes e com os tipos de vidros que o mercado oferece. “Ao optar por uma porta de correr, é possível escolher entre o vidro liso, jateado e serigrafado, o que além de agregar valor estético, colabora para a privacidade e segurança do local”, afirma.
Benefícios:
– Acabamento impecável;
– Privacidade;
– Prática manutenção;
– Fácil limpeza;
– Design moderno e requintado.
Modelo Proposto:Porta Vision
Medidas: Largura de 2.0m a 2.5m, máximo da porta, 1.1m de largura a 2.2m de altura. Espessura do vidro, 8 à 10mm.O modelo Vision, da Ideia Glass, é elaboradocomo uma soluçãoparaespaços reduzidos e para integração de ambientes. Com sistema de roldanas aparentes, o produto é conhecido pelos seus diferencias em estética e funcionalidade.Único no mercado que não expõe os suportes do tubo, o que garante a suavidade ao ambiente, a Vision não possuirestrições, já que pode ser utilizada em diversos cômodosdo imóvel. Sua montagem é simples e se dá por meio de um sistema de encaixe do trilho superior aos suportes de sustentação a parede. “Seu deslizamento torna-se suave, silencioso e preciso”, destaca Mericia Caldas.
Portas de embutir
Também capazes de otimizar o espaço, as portas de embutir deixam ambos os lados livres de maneira que o vão de passagem não sofra interferência. Facilitando a mobilidade de pessoas já de idades e até mesmo de cadeirantes, esse modelo se oculta dentro da parede, não obstruindo os espaços. A arquiteta lembra que uma vez que a porta está instalada, as folhas podem ser substituídas a qualquer momento, sem quebrar nada e sem sujeira.
Benefícios:
– Podem ser instaladas em paredes de alvenaria e drywall;
– Instalação pronta e rápida;
– Maior segurança.
Portas articuladas
Conhecidas como articuladas, sanfonadas e camarões, esse modelo não possui perfil inferior, permitindo que, quando aberto, o pavimento fique totalmente livre de obstáculos ou sujeiras. Segundo a designer, essas peças são as mais usadas no mercado e, por isso, seu foco está na divisão de cômodos internos da casa.
Benefícios:
– Pode ser instada em ambientes de diferentes tamanhos;
– Maior abertura da porta;
– Facilidade na hora da passagem, em especial para cadeirantes;
– Fácil limpeza;
– Sem trilhos inferiores.
Modelo proposto: Porta Flex
Ideal para a divisão de qualquer cômodo da casa, a Porta Flex pode ser encontrada em três modelos: frontal, duas portas e lateral. Fugindo dos padrões tradicionais, o modelo é procurado por aqueles que buscam um diferencial no projeto que traga inovação, sofisticação e modernidade ao mesmo tempo.Ideal pra a divisão de ambientes, a Porta Flex, da Ideia Glass, possui forte apelo decorativo e não conta com trilho na parte inferior, diferente dos modelos disponíveis no mercado. Seu design valoriza a transparência do vidro com suas dobradiças delicadas e estrutura metálica, garantindo um efeito leve para a divisória. As folhas de vidro de 8mm que compõe a porta a deixam compacta quando aberta, o que proporciona um maior aproveitamento do vão, deixando um amplo espaço de passagem, diferentemente do que acontece com outros modelos deste estilo fabricadas em madeira ou alumínio.
Cortinas
Uma solução mais econômica, as cortinas também são usadas para a divisão dos espaços. Com pouco apelo decorativo e sendo uma opção que suja e mancha com mais facilidade, as arquitetas afirmam que essa alternativa não é muito aconselhável. Mesmo possuindo uma grande variedade de estampas e cores, as cortinas devem ser escolhidas como uma solução temporária e não permanente.
Benefícios:
– Econômica;
– Variedades de cores e estampas;
– Fácil instalação.
Sobre a Ideia Glass
A Ideia Glass está presente no mercado de kits e ferragens para boxes e oferece kits que valorizam todos os ambientes por sua beleza e elegância. Suas soluções em produtos têm forte apelo decorativo, modernizando espaços diversos que requerem beleza e sofisticação. Inovando em materiais e em design, a Ideia Glass conquista cada vez mais consumidores pelo respeito, seriedade e compromisso com que atua em seu segmento. Para mais informações sobre a empresa, acesse o site www.ideiaglass.com.br ou ligue para o SAC (11) 3016-9300.
Fonte: AtitudeCom