Já há alguns anos com bons resultados no mercado nacional, conquistando espaços luxuosos e requintados e a preferência dos arquitetos, o porcelanato vem se consagrando como uma tendência na indústria da construção e no design de interiores. Os motivos pelos quais esse material tem se popularizado são muitos: durabilidade, facilidade na hora da limpeza e adequação a mais de um ambiente são alguns deles. A Cerbras, indústria cearense de referência nacional e internacional, traz o know how da qualidade reconhecida no mercado de pisos e revestimentos para a produção de porcelanato, iniciada em 2018.
No Brasil, um outro ponto que tem chamado a atenção de arquitetos, decoradores e consumidores é a sofisticação e a versatilidade que trazem charme e elegância para áreas externas e internas. Mas não é só isso: no segmento de arquitetura e construção, onde projetos tomam tempo e dinheiro, o produto se destaca pelo custo-benefício, tendo sido bem aceito entre as classes A e B na hora de obras e reformas em geral.
“Um produto que traz a sensação e a estética de materiais naturais sem demandar o alto custo de manutenção que eles teriam, facilita tanto para o consumidor final como para o projetista, que consegue tornar a obra mais acessível e obter, muitas vezes, o mesmo material para diversos ambientes – conseguindo, desse modo, uma harmonia visual e assim atender a expectativa do cliente”, explica a arquiteta Marcela Turbay, especialista parceira da Cerbras, que tem inserido o porcelanato com grande frequência em seus projetos.
Para Turbay, a facilidade de conseguir utilizar um só material também torna o tempo da conclusão das obras mais ágil. “Geralmente, as pessoas nos procuram com reformas urgentes, visto que a necessidade ou desejo de uma mudança em casa conseguem modificar completamente o dia a dia de alguém. Por isso, é interessante quando conseguimos um bom mix de produtos com um mesmo fornecedor, devido ao enorme leque de texturas e estampas oferecidas pelo produto. Com materiais naturais, esse processo fica mais lento”, completa.
Tendência no mercado brasileiro, com intensificação no último ano, graças à recente aderência de grandes fábricas nacionais à produção do produto, o porcelanato pode ser utilizado de áreas molhadas a externas, assim como em bancadas, portas e até como complemento na marcenaria. “Como a manutenção desse material é fácil, o pós-venda gera um ciclo completo de sucesso nessas empresas. O cliente acaba voltando, em busca de ambientar novos espaços com o mesmo material, explorando suas potencialidades”, conta Marcela.
A fabricação do porcelanato no Ceará
A Cerbras, empresa genuinamente cearense com 28 anos de história, foi uma das empresas que aderiu à tendência do porcelanato como forma de potencializar seus resultados e oferecer praticidade e modernidade às lojas parceiras e consumidores finais. Em outubro desse ano, a empresa anunciou, em primeira mão, o lançamento da sua linha de porcelanato que ainda em dezembro de 2018 chega às lojas, com cinco linhas que exploram diferentes cores, texturas e estampas.
O mix de produtos que foi composto após pesquisa global de mercado, traz o know-how e a qualidade técnica da Cerbras – característica reconhecida por clientes e instituições de pesquisa nacionais e internacionais. Com design italiano, o mix de produtos da linha de porcelanato Cerbras possuem polimento com uso de nanotecnologia, tecnologia Full HD de quarta geração, garantido a impressão dos desenhos nas peças em altíssima resolução, com custo-benefício adequado ao mercado nacional, visando atingir os mais diversos públicos e empreendimentos.
Explorando cores e texturas, o mix de produtos conta com as linhas Acrópole, Stone, Tech, Wood e Urban, cada uma com características que se assemelham a elementos naturais, facilitando, desse modo, o acesso a todas as tipologias que podem ser solicitados por um arquiteto na hora de executar um projeto, tais como pedra, madeira, cimento e mármore.
Conheça a estrutura da Cerbras
O parque industrial da Cerbras, ampliado nos últimos anos para atender a capacidade de produção e as novas linhas de revestimentos cerâmicos, possui 86.137,67m² de área construída e opera com capacidade instalada de 40.800.000m²/ano de pisos e revestimentos cerâmicos, com produção diária em cerca de 93 mil metros de cerâmicas e porcelanatos produzidos.
Com conceitos fortes de responsabilidade ambiental, a Cerbras adota práticas sustentáveis, como coleta seletiva e reciclagem, controle de consumo de energia e reuso de água tratada, monitoramento da qualidade do ar, sistema de tratamento de efluente sanitário e industrial, reaproveitamento de ar quente e 100% dos resíduos (caco cerâmico, pó cerâmico e a borra do esmalte), educação ambiental em escolas da comunidade e compensação vegetal das áreas degradadas na extração.
A empresa se sobressai no mercado também pelo investimento em seu quadro de profissionais com incentivo educacional, elevação de escolaridade e atividades culturais, a exemplo do Coral Cerbras e Biblioteca Itinerante em parceria com o SESI, incentivando o hábito da leitura, além de outras ações que visam tornar o ambiente de trabalho saudável e criativo, motivando sempre a participação dos colaboradores na gestão do negócio.
Por Mariana Amorim
Imagem: Divulgação