Expositores apostam na vegetação para trazer mais vida e aconchego aos seus espaços
A 26ª edição da CASACOR Paraná abriu as portas para o público no dia 18 de maio, reunindo as últimas tendências de arquitetura e decoração. A exposição conta com mais de 50 ambientes assinados por arquitetos, designers e decoradores da cidade, que aproveitam a oportunidade para expressar seus conceitos e percepções a respeito do morar.
A cada ano, a CASACOR tem um tema específico que deve orientar a concepção de todos os projetos. Na edição de 2019, a temática escolhida foi Planeta Casa. A ideia é que os ambientes sejam projetados pensando no lar como refúgio e universo particular de cada pessoa.
A arquiteta Viviane Busch assina o ambiente Cozinha Gourmet com Jantar e apostou nas plantas permanentes para criar um espaço condizente com o tema proposto pela mostra. “Gostaria que o meu ambiente parecesse realmente uma casa de verdade e não uma exposição de arquitetura. Para mim, casa sem verde não é casa!”, comenta. A profissional acredita que a vegetação foi essencial para que o seu projeto seguisse a ideia Planeta Casa. “A arquitetura afetiva é um dos pilares do tema da CASACOR desse ano e ela tem tudo a ver com plantas. Elas remetem à vida, aconchego e acolhimento”.
A loja Campestre Flores & Decor, especializada em plantas permanentes e objetos de decoração há mais de 30 anos, entrou como fornecedora da mostra pela primeira vez. “Não havia edição melhor para entrarmos como fornecedores, levando em conta a temática desse ano. Quando colocamos plantas dentro de um espaço, conseguimos nos desconectar do mundo exterior para nos reconectarmos com o nosso próprio interior. A natureza tem o poder de fazer isso, que é justamente uma das propostas da mostra nesse ano”, descreve Preta Maciel, proprietária da loja.
Outro profissional que também apostou nas plantas foi o arquiteto Renato Sabadin, responsável pelo espaço de Bilheteria e Circulação. “A circulação normalmente é um ambiente mais frio, somente de passagem. Quando acrescentamos as plantas, ela automaticamente se torna um caminho mais agradável, convidando as pessoas a pararem para admirá-las, fugindo um pouco da agitação do dia a dia”.
Plantas permanentes: tendência absoluta em decoração de interiores
O uso de plantas permanentes já vinha se apresentando como tendência há algumas temporadas, mas se tornou absoluto na Ambiente 2019, outra feira de decoração referência mundial que aconteceu em Frankfurt no início do ano. Esse tipo de vegetação foi praticamente unanimidade nos estandes das marcas participantes. E agora, o conceito é replicado localmente, na CASACOR Paraná.
Para acompanhar essa tendência, esse tipo de planta tem ganhado uma qualidade cada vez maior. “Hoje em dia, as plantas permanentes têm cores e texturas praticamente iguais às naturais. Se for um produto de qualidade, apenas olhando não tem como saber se é artificial ou não”, comenta a proprietária da Campestre.
Renato reforça a praticidade que essa opção de vegetação representa. “A grande vantagem é a manutenção, em todos meus projetos a planta é o principal elemento que sempre utilizo, e para aquele cliente que diz ‘até cacto morre nas minhas mãos’ a planta artificial é uma ótima escolha, pois permanece com sua beleza sem precisar de manutenção. Utilizo bastante em ambientes fechados e de difícil manutenção”.
A CASACOR Paraná 2019 vai até o dia 07 de julho, na Rua Coronel Menna Barreto Monclaro, 423 – Centro.
Por Mônica Seolim
Imagem: Nenad Radovanovic / Viih Sonnestrahl / Leticia Akemi