Em ambiente contemporâneo, o verde e o natural fazem contraponto e trazem aconchego no espaço de Janaina Macedo.
Cada vez mais toques de natureza são importantes elementos nos projetos de decoração. Mesmo em propostas mais sóbrias, como a Biblioteca da Casa Cor Paraná 2016, o verde e os materiais naturais trazem aconchego e humaniza o ambiente. Esse foi o objetivo de Janaina Macedo em seu espaço, linhas contemporâneas com obras de arte modernas em contraponto com materiais naturais e o verde. Neste contexto se destacam os plantários, mini ecossistemas no interior de vasos de vidro, desenvolvidos pelo biólogo Tiago Malucelli, e as peças em madeira bruta de reaproveitamento da Boulle.
“Nunca dispenso a madeira e os materiais naturais em minhas criações. A madeira bruta é única e exclusiva, essencial para um projeto com personalidade. É o caso do aparador logo na entrada da Biblioteca, uma radica de imbuia totalmente ao natural. Para o verde, optei pelos plantários que são ecossistemas autossuficientes e que necessitam de pouca manutenção, além de serem peças lindas, que se adaptam muito bem a locais fechados e com pouca luz natural”, explica Janaina Macedo, engenheira civil com máster em arquitetura.
“Os plantários são formados por plantas de diferentes espécies e elementos naturais como galhos, cascas e pedras. As plantas são escolhidas para a luminosidade do local onde o vaso será inserido e são arranjadas em diferentes composições para formar micro paisagens semelhante às encontradas na natureza. Assim, como em ambientes naturais, o interior desses vasos são ambientes dinâmicos onde pode-se notar mudanças ao longo do tempo tanto no meio físico como biótico”, explica Tiago Malucelli.
O destaque do ambiente é a grande lareira suspensa de seis metros de comprimento, desenhada pela própria Janaina e executada pela Boulle, em madeira de reaproveitamento de peroba rosa. “Nessa peça há uma composição interessante do fogo com a madeira, o que exige técnica especial para viabilizar a ideia. A chapa do tronco da peroba é de uma árvore resgatada de um alagamento no interior do estado”, conta. Além da madeira e do verde, elementos naturais como o couro e o linho também estão presentes nos estofados e na cortina.
Biblioteca homenageia Juiz Sérgio Moro – O ambiente criado por Janaina Macedo homenageia o juiz Sérgio Moro e traz uma proposta contemporânea, sem perder o aconchego das marcas do tempo. O objetivo é resgatar esse ambiente quase extinto dos lares atuais, com uma proposta de integração entre área de estudos e relaxamento. A sofisticação está presente nos materiais utilizados como couro e madeira, o conforto para leitura em poltronas de alta performance e o destaque fica por conta de uma lareira suspensa de seis metros. Essa composição torna o local apropriado também para encontros de negócios, estudo e discussões político-sociais. O objetivo da homenagem prestada pela Casa Cor Paraná e por Janaina Macedo é reconhecer o Juiz Sérgio Moro por suas conquistas no combate à corrupção.
Parceiros fornecedores da Biblioteca: móveis Ton Sur Ton e Natuzzi, iluminação Grey House, lareiras Artfire, Tapete Yellowart, móveis rústicos Boulle, cortina e papel de parede Adornié, couros da estante e puff Apucarana Leather, MDF Masisa, Marcenaria Líder Arte, Piso Durafloor por Diventare, livros Fígaro Livraria Antiquária, obras de arte Eleuthério Netto e Boitatá Cerâmicas.
Sobre Janaina Macedo: Formada em Engenharia Civil pela UFPR e Master em Arquitetura e Iluminação, atua na concepção e execução de projetos arquitetônicos, de interiores e luminotécnicos.
Serviço Casa Cor Paraná 2016
Período: De 23 de Junho a 31 de Julho de 2016
Local : Rua João Tschannerl, 880 – Vista Alegre. Curitiba/PR
Biblioteca: Sala número 10.
Horário de visitação:
Site: www.casacor.com.br/parana e www.janainamacedo.com.br
Facebook.com/janainamacedointeriores
Instagram.com/janinamacedointeriores
Fonte: No Ar Comunicação