Ter o verde na varanda ou na área externa traz vida para a decoração e ainda deixa a atmosfera mais leve. Esse desejo não é algo exclusivo para quem mora no campo. Cada vez mais fortalece o desejo de trazer a natureza também para as grandes cidades com a concepção de pequenos jardins em casas e apartamentos, promovendo assim a conexão do verde com a o cinza do concreto. Junto com as plantas, a oportunidade de movimentar o ecossistema com a diversidade e beleza das borboletas que visitam o cultivo para se alimentarem do néctar das flores e apreciarem o perfume delicado das espécies.
Cientes da importância de preservar o papel das borboletas como polinizadoras, os arquitetos e designers Felipe Stracci e Luciana Pitombo, da Plantar Ideias, criaram o Carrinho Borboletário, da Lovato Móveis, feito de alumínio e madeira cumaru, para receber Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs, do Sabor de Fazenda. A experiência pode ser conferida no espaço VarandAR assinado pela dupla na 33ª CASACOR São Paulo.
Entre as espécies escolhidas estão o dente de leão, capuchinha, crista de galo, lavanda, tajetes, melissa e 14 tipos de manjericão. Todas elas, segundo o estudo dos profissionais, são responsáveis por atrair borboletas. A peça também propõe uma reflexão sobre a relevância do inseto – admirado pelo colorido e pela majestosa beleza, mas que recebe pouca atenção.
As PANCs também contribuem para melhorar a energia dos ambientes e ainda são ótima aliadas da saúde, já que não possuem agrotóxicos, estão sempre fresquinhas e esperando a colheita. Além da beleza, Luciana e Felipe apreciam a facilidade para o cultivo das PANCs, mesmo em pequenos espaços como varandas de apartamentos. “Em linhas gerais, não exigem nenhum tipo de cuidado especial além da atenção e a rega diária”, afirma Stracci.
As espécies de PANCs podem ser facilmente encontradas no campo ou cidade. Todavia, Felipe alerta para a importância sobre a origem da planta, que a depender, pode apresentar contaminação por meio da poluição ou outros tipos de agentes não positivos para a saúde. “Sejam plantadas ou em forma de sementes, nossa recomendação é que sejam adquiridas em lugares autorizados”, aconselha Luciana.
Serviço:
CASACOR SÃO PAULO
De 28 de maio a 04 de agosto de 2019
Terça a sábado e feriados, das 12h às 21h
Domingo, das 12h às 20h
Jockey Club de São Paulo. Av. Lineu de Paula Machado, 875, São Paulo.
Sobre a Plantar Ideias
A PLANTAR IDEIAS é um estúdio de arquitetura e design urbano dos arquitetos e designers Luciana Pitombo e Felipe Stracci. Suas criações são novas soluções para o exterior, carregadas de experiências e histórias que vem da natureza e se materializam em um design tropical para a vivência outdoor. A essência da marca se consiste em oferecer maior qualidade e criatividade para as áreas externas por meio de projetos de paisagismo e luminotécnicos em áreas verdes e interiores.
Com o olhar urbano e a veia de design, os profissionais desenvolvem linhas de mobiliário de paisagem que se fundem com o olhar da metrópole. Em tão pouco tempo, já marcam presença em locais como o Parque do Ibirapuera, que conta com a peça Concretum. No portfólio da Plantar Ideias, destaque para a produção de peças que já foram reconhecidas como tendências ou finalistas em prêmios nacionais.
Plantar Ideias
(11) 4237-4237, São Paulo
@plantarideias
Por Raíssa Germano
Imagem: Sebastien Abramin