A CASACOR Paraná já tem tema para a mostra de 2019: “Planeta Casa”. O conceito, que é nacional, apresenta o lar como universo particular de cada indivíduo, onde as mudanças e conexões surgem e transformam o entorno e a comunidade. “Planeta Casa” faz essa conexão baseado em três pilares essenciais: afetividade, tecnologia e sustentabilidade. Quando unidos, esses conceitos representam um lar perfeito para viver e expressar o amor pela vida, usufruindo das novas facilidades contemporâneas e respeitando o meio ambiente. A ideia da CASACOR é buscar a reflexão dos seus visitantes, não somente para os seus lares, mas para o mundo.
Antigamente, quando imaginávamos a casa do futuro, existia uma ideia da automação plena por todo o ambiente, como no desenho da Família Jetson. Apesar de haver muitas possibilidades neste sentido, o mundo contemporâneo vive um caminho inverso na atualidade. A tecnologia realmente coloca tudo ao nosso alcance através da internet e dos aplicativos. Contudo, Marina Nessi, diretora da CASACOR Paraná afirma que no momento em que estamos em casa, buscamos a desconexão com o mundo externo para nos reconectarmos conosco. “As casas são cada vez mais os casulos de seus moradores. Ali nos desligamos do mundo que acontece lá fora e nos voltamos ao afeto, ao lazer, aos nossos hobbies”, explica.
Repensar a casa não mais como um espaço físico, mas como um estado de espírito, norteia as novas formas de morar. A geração millennial (nascidos entre 1980 e 1995) já manifesta essa filosofia quase nômade, de se sentir em casa em qualquer lugar do mundo. Atrelada a essa necessidade de constante movimento, a tecnologia evoluiu para ferramentas mais amigáveis e que facilitam esse processo, tornando o cotidiano mais prático e interativo.
É inquestionável a presença da tecnologia nas residências o que agrega praticidade ao dia a dia das pessoas, entretanto ela está muito mais relacionada aos produtos desenvolvidos pela indústria e aliados à sustentabilidade, do que aos serviços que os moradores desejam.
Diante disso, também sabemos que os brasileiros ainda têm na alma o velho e doce sonho do seu “lar doce lar”, sendo um ninho agradável e aconchegante, de preferência com rede na sacada e flores nas janelas. Então, chegou a hora de atender a todos estes desejos deste conceito de casa do futuro. “O tema Planeta Casa é uma extensão do tema trabalhado em 2018, Casa Viva. A grande provocação é: em uma era em que nossos celulares são o controle remoto das nossas vidas, como criar ambientes que, permitam a nossa desconexão em nossas residências?”, questiona Marina.
Planeta Casa é o conceito para a edição 2019 da CASACOR, a mostra percorrerá 15 cidades brasileiras, 4 países da América do Sul e um da América do Norte. A mostra paranaense terá 55 ambientes e acontecerá entre os dias 17 de maio e 7 de julho de 2019 no edifício Zoller Building Center, na Travessa Coronel Menna Barreto, entre as ruas Brigadeiro Franco e Desembargador Motta, no Batel.
Sobre a CASACOR
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne anualmente prestigiados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2018, são 17 praças nacionais: São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina (Florianópolis e Itapema) e, pela primeira vez, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A mostra acontece ainda em quatro praças internacionais: Bolívia, Estados Unidos, Paraguai e Peru.
Por Camila Borba – Prime Comunicação
Imagem: Divulgação