SOCIAL
To Top

PKB Arquitetura apresenta versatilidade na decoração de quartos

Decorar o quarto dos sonhos não é um trabalho fácil. É natural sonharmos com um quarto grande e espaçoso, mas quando nos deparamos com as construções modernas, principalmente em prédios dos centros urbanos vemos que a realidade é um pouco diferente. Cada vez é mais comuns encontrarmos cômodos cada vez menores, com cozinha, sala, varanda e também quarto de casal pequeno. Pensando, principalmente, no conforto dos moradores de variados formatos de ambientes, o escritório carioca PKB Arquitetura preparou algumas dicas para a decoração de quartos de casa, bebês e jovens:

Nesse quarto, o cliente solicitou uma quantidade grande de armários e como a amplitude do ambiente era um fator importante, foi feita uma setorização do quarto, separando a área de vestir, da área de dormir e do banheiro, sem gerar barreiras visuais, integrando-as. Esta setorização se deu através de diferentes acabamentos e elementos decorativos, como por exemplo a pastilha preta revestindo a área da pia, a qual foi separada da área de chuveiro e vaso, se abrindo para o quarto. Como solução para a TV, foi utilizado um tubo de inox fixado no teto e no móvel baixo em peroba rosa e laca cinza, o qual além de delimitar o espaço de vestir e dormir, serve também como um apoio para computador, local de estudo e armazenamento. “Para quebrar a paleta do quarto (cinza, peroba rosa, branco e preto), foi criada uma estante em ‘ L ’, com nichos iluminados para receber objetos coloridos e livros do cliente, conferindo assim um toque particular e único no projeto”, complementa Pedro Kastrup.

Esse quarto foi transformado em suíte para receber com mais conforto a família da cliente que é de outra cidade e vem constantemente visita-los. Por ser um quarto bem amplo, uma parte do ambiente foi convertido no novo banheiro sem comprometer o espaço. A suíte existente se tornou o quarto do casal que foi ligada ao segundo quarto transformado em closet.

No quarto casal, ao invés de usar uma papel de parede optamos por trabalhar com azulejos 3d em cimento da Rerthy revestimentos que além de ter o desenho que um papel de parede teria criam um efeito de sombra através da iluminação indireta embutida na marcenaria. Para dar mais conforto ao recostar na cama, desenhamos uma cabeceira feita em freijó com nichos que também tem iluminação indireta funcionando como luz individual para o casal. O fundo dos nichos é revestido com o mesmo revestimento do restante da parede. Como existia uma grande demanda de espaço de armário, aproveitamos toda a parede da frente da cama para armários e no módulo central criamos um nicho pouco profundo para embutir a televisão que também era uma demanda do casal. Para não perder o espaço atrás do nicho da TV, foi desenhado um acesso interno pelas laterais permitindo ao aproveitamento total do espaço. Foi usada uma cortina em linho natural cinza fechando a paleta do quarto.

No quarto do bebê, a cliente veio com a ideia de usar o tema “nuvem” na decoração. Para não trabalhar em cima de um tema que pode ficar cansativo depois de um tempo, optamos por fazer um quarto em tons claros, otimizando a luz natural, com toques de madeira para criar um aconchego no ambiente e usamos elementos lúdicos na decoração levando em conta a ideia inicial. Dessa maneira o quarto pode ser facilmente renovado conforme a criança for crescendo.

Na suíte da filha mais velha, pensamos em um quarto feminino e delicado. O painel rosa que reveste o perímetro do quarto se comunica com o papel de parede em tons pastéis e com as paredes cinza. Uma estante em freijó com desenho em escadinha foi colocada ao lado da cama funcionando como estante e mesa de cabeceira. No banheiro, o azulejo hidráulico foi usado nem uma das paredes em um tom de rosa antigo para que não ficasse cansativo a medida que as meninas fossem crescendo

No quarto do casal, o painel em veneziana em laca branca faz a transição do quarto para o closet, promovendo integração e privacidade entre os dois ambientes. “O mesmo azulejo hidráulico na cor gelo com o painel à meia altura em freijó, da sala, se repetem na cabeceira da cama, seguindo a paleta e gerando unidade ao projeto. Como apoio à cama uma composição de duas mesinhas hexagonais cinza e uma em metal branco, de uma lado e um gaveteiro em laca branca junto ao pendente Diesel, ornam o ambiente”, complementa a arquiteta Fernanda Carminate.

Por  Thamiris – Mariana Amaral Comunicação

Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.