Denominada “Panorama – as vistas da arte contemporânea”, a exposição reúne um breve relato da produção recente de artistas brasileiros nascidos em diferentes gerações, a partir do acervo das Galerias SIM e Simões de Assis, e pode ser visitada gratuitamente no ÍCARO Jardins do Graciosa
Até o dia 15 de dezembro, domingo, os curitibanos ainda podem conferir a exposição de arte da Galeria 31 – espaço de arte, cultura, design e inovação de 549 m² que funciona dentro do apartamento modelo do ÍCARO Jardins do Graciosa, residencial de luxo da incorporadora AG7 – em parceria com as galerias SIM e Simões de Assis e LinBrasil, licenciada da linha Clássica de Sergio Rodrigues no Brasil e no mundo. Denominada “Panorama – as vistas da arte contemporânea”, a mostra reúne um breve relato da produção recente de artistas brasileiros, ou com laços estreitos com o país, nascidos em diferentes gerações, a partir do acervo das Galerias SIM e Simões de Assis.
Mais de 1.200 pessoas já visitaram o empreendimento e a Galeria 31. Ao todo, o residencial também já organizou seis jantares exclusivos para moradores, desfiles de moda, palestras, bate-papo com arquitetos e designers, entre outras atividades.
As obras da exposição demonstram a pluralidade de linguagens e investigações da arte contemporânea nacional nos últimos vinte anos, além de propor um olhar sobre a multiplicidade de vozes que entoam a produção contemporânea nas artes visuais. “Ao compreendermos o universo da arte como propositor e não provedor de respostas, concluímos que a arte é, afinal, o espaço fundamental para ampliarmos o campo do possível”, comenta Guilherme Simões de Assis, galerista da SIM Galeria. Segundo o CEO da AG7, Alfredo Gulin Neto, o ÍCARO Jardins do Graciosa já é um marco para o Brasil e para o mundo e esse manifesto de cultura, arte e design convocam a todos para um novo tipo de comportamento e estilo de viver. “A exposição com as galerias SIM e Simões de Assis oferece experiências exclusivas unindo o que há de melhor nas artes, na arquitetura e no design em Curitiba”.
Entre os nomes presente na mostra, estão Ascânio MMM (1941) que há mais de cinco décadas investiga a relação entre escultura, arquitetura e matemática, na obra Quasos 5 (2014), onde a torção e flexão do alumínio desconstroem a malha geométrica que salta da parede; Abraham Palatinik (1928) que investiga a percepção do espaço pictórico junto a sua longeva curiosidade pelo estudo da cinética e da luz, responsáveis pelo efeito óptico de suas telas e construções; e Marina Weffort (1978) com suas malhas leves tecidas e sustentadas por poucos pares de alfinetes, onde o movimento se torna seu protagonista.
Do outro lado, está o paulista Marcelo Moscheta com suas instalações que reúnem objetos e imagens de lugares familiares e remotos, na tentativa de apreender um pouco mais sobre os desenhos da própria natureza ou da ação humana sobre ela. Paisagens improváveis são propostas também por Julia Kater que, a partir de colagens e sobreposições, sugerem o convívio da memória com o esquecimento e uma intangível reconstrução.
Outro nome presente na exposição é o arquiteto paranaense Lucas Bond, à frente da criação e desenvolvimento de produtos da Decormade. Na Galeria 31, a peça exposta é o “Banco Marina”, lançado durante a mostra Brazil S/A na Design Week de Milão em 2017.
A exposição pode ser visitada com horário marcado por meio de agendamento com a incorporadora AG7, pelo telefone (41) 3128-8203, ou com a SIM Galeria, por meio do contato (41) 3322-1818. A Galeria 31 está localizada na Rua Ver. García Rodrigues Velho, 70, no bairro Cabral.
Artistas da Galeria 31 | Exposição “Panorama – as vistas da arte contemporânea”:
Abraham Palatnik; Ascânio Mmm; Andre de Azevedo Marques; André Nacli; Célia Euvaldo; Cícero Dias; Eliane Prolik; Gonçalo Ivo; Isidro Blasco; Julia Kater; Juliana Stein; José Bechara; Marina Weffort; Marcelo Moscheta; Paolo Ridolfi; Ricardo Alcaide; e Rodrigo Bivar.
Sobre o ÍCARO Jardins do Graciosa
O residencial adota o conceito de casas suspensas e a valorização das áreas verdes que ladeiam os edifícios em toda a sua altura, em uma arquitetura plenamente integrada ao paisagismo. No terreno de 4 mil m², o espaço é um conceito-chave, assim como a incidência de sol nos apartamentos e a privacidade de cada unidade. “O ÍCARO Jardins do Graciosa foi projetado para oferecer a máxima qualidade de vida aos moradores, por isso seus apartamentos se aproximam muito, pelo espaço e pela distribuição, do projeto de casas. São verdadeiras casas suspensas. Dentro desse conceito, as plantas das unidades são quadradas, com terraços muito grandes, realçando esta proposição inovadora”, detalha Alfredo Gulin Neto, CEO da AG7. “O residencial já nasce um marco para a arquitetura contemporânea curitibana”, define o empresário.
O ÍCARO Jardins do Graciosa recebeu o 23º Prêmio Master Imobiliário, o mais importante do mercado de imóveis, na categoria “Profissional – Soluções arquitetônicas”, que contempla a concepção e o desenvolvimento de projetos focados em agregar qualidade ao imóvel e/ou na solução de problemas particulares causados pelo terreno no qual se encontra. Além do Prêmio o empreendimento também conta com o Selo da Certificação Green Building Council (GBC) Brasil Condomínio Projeto e Obra na categoria Gold, conferido a empreendimentos que demonstram liderança, inovação, gestão ambiental e responsabilidade social. O selo da GBC atesta que o ÍCARO Jardins do Graciosa cumpre requisitos enquadrados em oito categorias: implantação; uso racional da água; energia e atmosfera; materiais e recursos; qualidade ambiental interna; requisitos sociais; inovação e projeto e créditos regionais.
Sobre a AG7
Conteúdo, conceito, tecnologia, design e experiência. A holding AG7 é uma plataforma entre os melhores profissionais da economia criativa, tais como designers, arquitetos, engenheiros e paisagistas, e o consumidor final, contemplando para isso uma cadeia que reúne os mais prestigiados e inovadores fornecedores, construtores, técnicos, cientistas e parceiros investidores. O resultado são produtos que estão na fronteira da tendência, seja em empreendimentos imobiliários, seja em design e inovação. “Unimos conceito, tendência, design, arquitetura, sustentabilidade, construtores, fornecedores, cientistas e os profissionais mais preparados e renomados em suas áreas na criação de empreendimentos únicos, que transportam a experiência do morar a uma nova dimensão, mais personalizada e atualizada com os novos tempos”, define Alfredo Gulin Neto, CEO da AG7. “Nós construímos diferente porque acreditamos em um mundo diferente. Nosso mindset é voltado à tendência, à inovação, ao design e ao bem-estar.”
A atuação da empresa, que oferece serviços de consultoria de inteligência imobiliária completos, full service real estate developer, ocorre em três frentes: prospecção e parceria de novos negócios, properties com imóveis de renda e, por meio da AG7 Realty, gestão de incorporações imobiliárias. Entre as premiações e conquistas, estão o 20º Prêmio Master Imobiliário, o mais importante do mercado de imóveis no Brasil; o 23º Prêmio Master Imobiliário; a Certificação Green Building Council (GBC) Brasil Condomínio na categoria “Gold”. Recentemente a holding anunciou seu mais novo empreendimento, em parceria com a Triptyque Architecture, a ser edificado em Curitiba (PR) com mais de 130 metros de altura e design marcante, inspirado nos arranha-céus de Nova York, com vista 360º da cidade. Localizado em um dos pontos mais altos da cidade, foi projetado para ser o edifício de maior destaque na capital paranaense. Como plataforma criativa de negócios, a AG7 traz um novo conceito de design e de estilo, que entrega ao cliente soluções, em produtos e serviços, personalizadas e atualizadas para um viver com qualidade, saúde, conforto, sustentabilidade e beleza.
Sobre a SIM Galeria
Com as portas abertas há oito anos na capital paranaense, a SIM Galeria nasceu do trabalho dos irmãos Guilherme e Laura Simões de Assis que cresceu sob a atmosfera da arte, na galeria do pai, a Simões de Assis Galeria de Arte, fundada em 1984. Para atender às sofisticadas demandas dos circuitos nacional e internacional, a galeria busca processos de fomento de carreiras, ao apoiar e incentivar exposições de seus artistas em outros espaços dentro e fora do país, e de prospecção de mercados, ao participar de feiras importantes e ao estudo permanente de seus diretores sobre a cena contemporânea mundial. Desde 2018 também está em São Paulo, em novo endereço, para amplificar a sua atuação no território nacional e no exterior.
Sobre a LinBrasil
A LinBrasil se dedica à produzir exclusivamente à obra de Sergio Rodrigues, o mestre do móvel moderno brasileiro. Têm em seu portfólio 56 móveis, entre os quais os mais icônicos criados pelo mestre ao longo de sua trajetória de 60 anos de atuação no design de móveis. A empresa foi criada pela empreendedora Gisèle Schwartsburd, vinda de uma família de moveleiros que decidiu se voltar para a edição seriada dos móveis de Sergio Rodrigues, em 2001. Gisèle inovou no cenário brasileiro ao se tornar uma editora de design, e não uma fabricante nem comerciante, por acreditar que dessa forma poderia aprofundar sua atuação e projeção da obra de Sergio Rodrigues.
A produção da Linha de Mobiliário Sergio Rodrigues é feita por meio de parcerias com indústrias selecionadas. Muita atenção é dada à qualidade de fabricação, que segue exatamente os protótipos originais. A comercialização é feita nas mais importantes vitrines do Brasil, dirigidas por lojistas escolhidos em função de seu comprometimento com o bom design e da sua penetração junto aos designers de interiores, e em alguns endereços selecionados dos Estados Unidos e Europa.
Galeria 31
Endereço: Rua Ver. García Rodrigues Velho, 70 – Cabral
Exposição “Panorama – as vistas da arte contemporânea” por SIM Galeria
*Entrada gratuita mediante agendamento.
Contatos: Incorporadora AG7 – (41) 3128-8203 | SIM Galeria – (41) 3322-1818
Instagram: @agaleria31
Por Marcela Andressa – Mcomm
Imagens: Lucas Bond / Eduardo Macarios