O estúdio O Tropicalista participa da 2ª edição da Hic et Nunc, exposição realizada pela Picta, escritório de arte de Joinville, até 30 de novembro. A dupla formada por Marco D Julio e Marcelo Fialho levou para o evento um conjunto de lenços, echarpes e estolas, produzidos a partir da impressão digital sobre tecidos de fibras naturais como seda, linho e algodão.
“A produção das estampas reflete um universo imagético construído a partir de nossas pesquisas sobre paisagens naturais e construídas. As peças são resultado de processos que dialogam com a lógica do slow fashion, respeitando a dignidade de todos os envolvidos”, comentam os artistas.
O estúdio também apresenta uma nova série de peças em porcelana que transitam entre o utilitário e o escultórico. Além do lançamento, durante o evento, da linha de almofadas confeccionadas com jacquard desenvolvido com exclusividade pela HACO, tradicional empresa têxtil do Vale do Itajaí, cujos teares eletrônicos permitem a elaboração de um tecido resistente, construído a partir do entrelaçamento de diferentes fios. O processo permite riqueza de detalhes e resulta em material que consegue oferecer durabilidade e sofisticação.
Sobre O Tropicalista
Laboratório com sede em Florianópolis que articula pesquisa, experimentação, desenvolvimento e divulgação de projetos e práticas culturais e artísticas em diferentes linguagens. A inspiração da dupla formada por Marcelo Fialho e Marco D Julio vem da riqueza da cultura brasileira. Interessa aos criadores discutir as interrelações entre diferentes campos do conhecimento e explorar os limites e as aproximações entre arte, artesanato e design, com olhar voltado para a fusão da tradição artesanal com novas tecnologias.
www.instagram.com/otropicalista
Hic et nunc
Até 30 de novembro
Rua Rolf Colin, 109, Sala 7, Bairro América, Joinville.
Por Luciana de Moraes
Imagem: O Tropicalista