Funcionalidade, estilo e conforto destacam-se em residências de metragem reduzida
Há um artigo específico raríssimo e cada vez mais escasso nas grandes cidades: o espaço. E por esse motivo é preciso aproveitar cada centímetro com inteligência e criatividade. A funcionalidade ajuda a socorrer quem está no dilema de optar por viver em locais menores e para que isso funcione bem, soluções inovadoras devem ser empregadas.
As arquitetas Luciana Olesko e Maria Fernanda Lorusso, do escritório Olesko e Lorusso Arquitetura e Interiores, explicam que a ergonomia é essencial para um ambiente funcional, mantendo uma decoração clean e que dispense elementos desnecessários que muitas vezes acabam prejudicando o fluxo do dia a dia. “É preciso pensar em soluções de móveis e itens decorativos que facilitem nas tarefas diárias, tornando os espaços mais práticos e organizados para aproveitar toda a área disponível. Altura de mobiliário, circulação e iluminação também fazem parte do pacote de um ambiente funcional. Além disso, é sempre importante lembrar que tudo deve ser projetado para a necessidade específica de cada cliente”, detalham as profissionais.
É a era dos móveis planejados, onde mais do que tendência no mercado de design de interiores, possibilitam recursos únicos proporcionando resultados específicos para cada ambiente. Com foco principalmente na rotina agitada das pessoas que vivem nos grandes centros urbanos, tudo é feito no propósito de poupar tempo com peças menos volumosas e de fácil movimentação.
A atenção é redobrada na paleta de cores, pois ao optar por tons mais claros a sensação de amplitude é aumentada e isso é essencial para lugares menores. “O espaço reduzido não pode negligenciar o prazer de viver bem, precisamos pensar em tudo que o pequeno local pode oferecer de melhor, visto que essa demanda cada dia cresce mais”, finaliza a arquiteta Marcia Campetti.
Confira dois ambientes que mostram como pequenos espaços podem receber projetos que revelam conceitos funcionais com muito estilo:
Projeto: Olesko e Lorusso Arquitetura e Interiores | Fotos: Marcelo Stammer
A reforma de um apartamento de 70 m² dividido em dois andares com quatro ambientes foi executada pelas arquitetas Luciana Olesko e Maria Fernanda Lorusso, que realizaram a transformação para que os moradores sentissem-se a vontade no lar. As profissionais realizaram uma intervenção pensando em ambientes mais integrados e funcionais.
Apartamento 55 m², Estúdio Campetti – Créditos: Marcelo Stammer
Apartamento 55 m², Estúdio Campetti – Créditos: Marcelo Stammer
Por Marcus Campos – Prime Comunicação