Poltrona Copa e Banco Serpa são as peças laureadas com a premiação
Um dos mais premiados designers brasileiros, Ronald Sasson acaba de vencer o IF Design Award 2020, prêmio alemão criado em 1953, considerado um dos mais importantes do mundo e o mais desejado e renomado entre todos os profissionais do design. As peças laureadas foram o Banco Serpa e a Poltrona Copa, ambos na categoria Furniture. Com essas duas peças, Ronald agora acumula 5 premiações pelo IF.
A poltrona Copa, desenvolvida para a Tecline, é uma peça criada em homenagem ao Hotel Copacabana Palace, icônico endereço carioca que viveu seu auge nos anos 60. As formas da poltrona Copa fazem uma releitura do mobiliário brasileiro dessa mesma década, com sua estrutura delgada e elegante. O espaldar em couro sola e os braços orgânicos em nogueira maciça trazem força calor à peça, que tem estilo clássico e atemporal. Sua estrutura em metal com pintura acetinada oferece a dose de contemporaneidade. A escolha do tecido natural para o estofamento vem ao encontro da proposta de tons sóbrios e que se adaptam ao estilo do usuário.
Já o Banco Serpa, que recebeu recentemente o Good Design Award 2019, presta homenagem a um dos coletivos mais importantes das artes visuais que existiram no Brasil, e faz referência a um dos fundadores do grupo, Ivan Serpa. A peça tem como inspiração o quadro Formas, de Ivan Serpa, que o iniciou no trabalho com abstração geométrica. Como resultado, o banco brinca com as formas: tubos em aço atravessam a base em MDF naval, como se estivessem “deformando” a estrutura sólida.
A premiação será entregue em maio, em Berlim, durante uma cerimônia de gala.
Ronald Sasson
www.estudioronaldsasson.com.br
Por Marília Salla
Imagem: Divulgação