Versátil e pensada para escolas, escritórios e residências, a linha feita para a Maqmóveis tem soluções completas que prezam por qualidade, mobilidade e customização
Linha Jataí, de mobiliário colaborativo, com design da Novidário. À direita, cadeira Jataí, com sistema triplo de giro, que permite fácil adaptação a diferentes usos
Foi-se o tempo em que escolas e ambientes corporativos pediam por mobiliários formais e fixos. Cada vez mais em alta, o conceito de flexibilidade passou a traduzir a necessidade de uma sociedade dinâmica, que preza por espaços colaborativos e estimulantes. Pensando nisso, a arquiteta Luciana Sobral e o designer José Machado, à frente da Novidário, levam para a SP-Arte Viewing Room, entre 24 e 30 de agosto de 2020, a premiada linha Jataí, desenvolvida para a Maqmóveis especialmente para escolas, escritórios e espaços de trabalho.
Multifuncionais, as peças seguem os princípios de qualidade, mobilidade e customização, surgindo para atender à crescente demanda por ambientes colaborativos. Seu nome faz referência a uma espécie de abelha brasileira, conhecida por trabalhar em grupo e não possuir ferrão, sendo inofensiva. “Elas são exemplo quando pensamos em trabalho colaborativo, por isso uma bela inspiração”, aponta Luciana Sobral, fundadora da marca.
Com traços limpos desenhados para atender do ensino infantil ao adulto, a coleção Jataí conta com diversas soluções para ambientes colaborativos. “Acreditamos que um mobiliário pode fazer toda a diferença na rotina de estudos e trabalho. Uma peça deve ser inclusiva, confortável e oferecer autonomia e segurança para quem a usa, se adaptando a diversas necessidades”, afirma Luciana Sobral. São cadeiras, mesas, carrinhos, estantes, banquetas, sofás e outras peças, compondo uma linha completa que atende a diversas propostas de organização e uso dos espaços. “A organização do ambiente de trabalho e estudo é essencial, mas não deve ser rígida. Por isso, nossas peças propõem um layout flexível, que pode facilmente ser alterado”, reforça o designer José Machado.
Todas as peças são desenvolvidas com tubo de aço carbono, que recebe acabamento em pintura eletrostática de alta resistência e durabilidade. Os tampos, por sua vez, são de chapas de compensado laminado de madeira maciça revestidas de laminado melamínico. Os estofados são confeccionados com espuma de alta densidade e alternativas de tecido 100% poliéster em diversas cores. “Mais do que estética, nosso mobiliário garante ergonomia e funcionalidade. É confortável mesmo para um ambiente escolar, em que a criança se remexe e brinca”, explica o designer.
No conjunto, cadeira Jataí, poltrona e mesa de apoio Pólen, pufe e mesa de apoio Mel. À direita, estação de trabalho Jataí com diferentes configurações de mesas
Apresentada durante a SP-Arte Viewing Room, a cadeira Jataí é o carro-chefe da vasta coleção. Menção Honrosa do Prêmio Museu da Casa Brasileira em 2018 e vencedora da categoria Desafio da Tecnologia Embutida, do Prêmio Salão Design 2020, ela reúne base, assento e prancheta que giram de forma independente, adaptando facilmente a peça para destros e canhotos. O mecanismo triplo também permite o posicionamento frontal ou lateral da prancheta e o tubo, em sua base, garante apoio para os pés para pessoas de diferentes alturas.
Pela primeira vez com edição online, a SP-Arte Viewing Room ocorrerá dos dias 24 a 30 de agosto, reunindo obras de arte moderna e contemporânea e peças de design, apresentadas por mais de 130 galerias renomadas. “Foi uma honra recebermos o convite da Fernanda Feitosa e vamos apresentar esse conceito colaborativo que tem a linha Jataí, bem-vinda em ambientes escolares, escritórios e diferentes lugares de encontro e de discussão, necessidade dos novos tempos, especialmente pós-Covid-19”, acredita Luciana Sobral.
Serviço
SP-Arte Viewing Room
De 24 a 30 de agosto de 2020
A arquiteta Luciana Sobral e o designer José Machado, sócios da Novidário
História da Novidário
Com graduação em arquitetura, especialização em design de móveis e até curso de marcenaria no currículo, Luciana Sobral acabou direcionando a carreira para o segmento de mobiliário escolar depois de participar da implantação da primeira unidade da Beacon School (hoje, referência no ensino bilingue de São Paulo) dando origem, em 2009, à marca Novidário. Enquanto isso, José Machado, formado em desenho industrial, tornou a madeira seu principal instrumento de trabalho. Após larga e importante experiência na marcenaria da família, se especializou em sustentabilidade e Design Humanitário na Design Academy Eindhoven, Holanda, e foi Head Designer da marca Oppa. Mas o destino dos dois já estava traçado e, em 2016, um simples trabalho de consultoria acabou virando sociedade 3 anos depois, na mesma Novidário, que começou a ganhar novas páginas no universo de design.
Foi desse encontro cheio de vontades, muito foco e determinação, que a Novidário foi se desenvolvendo e expandindo para oferecer muito mais. Além da responsabilidade de desenhar mobiliário para escolas, escritórios e residências, uniu as experiências de indústria e mercado de seus sócios para fazer com que a empresa também responda pela comercialização das peças criadas ou selecionadas por Luciana e José. “Temos uma equipe multidisciplinar que combina engenheiros, arquitetos, designers e buscamos fundir as áreas de criação e venda, já que entendemos que os dois processos se retroalimentam, assim como nossas ideias, conceitos e propostas”, explica José Machado. “A Novidário almeja conectar desde empresas de varejo até clientes finais, arquitetos e especificadores com a indústria moveleira. E isso é um propósito de constante evolução, tanto da Novidário como dos parceiros que caminham conosco”, completa.
O trabalho que a Novidário faz com as indústrias é de olhar não somente para o desenvolvimento do produto, o desenho da peça em si, mas se debruçar em todas as áreas da empresa, desde prototipagem, qualidade, comercial e logística como a própria diretoria, participando de decisões estratégicas. “Iniciamos no setor escolar, mas ele nos levou para outros destinos. A partir do momento em que você consegue ter um bom produto no mercado escolar, você consegue essa façanha nos demais segmentos também, pois o mobiliário que sobrevive aos desafios da escola, com certeza vence os demais”, comenta Luciana.
Ao longo de 10 anos, a Novidário lançou diversas coleções e, entre as principais estão: Jataí, que deu início a sociedade entre Luciana e José Machado, Descobertas e Parte. Na Descobertas, com foco no ensino infantil, a madeira é a protagonista, deixando menor participação para o metal, o que confere às mesas, cadeiras, bibliotecas, entre outras peças, maior leveza e autonomia para os pequenos. A linha Jataí, que rendeu prêmios do Museu da Casa Brasileira e do Salão Design, ganha novos componentes frequentemente. Começamos pelas peças voltadas ao segmento escolar, como carteiras, assentos e mesas coletivas – as últimas a chegarem foram as soluções para escritórios e ambientes de trabalho colaborativo. Em complemento a Jataí, surgiu a linha Parte, com módulos de armários e estantes que se unem ampliando, quando necessário, a área de armazenagem de bibliotecas, armários, lockers e estantes.
Entre os clientes e parceiros da Novidário estão Maqmóveis, Oppa, Meu Móvel de Madeira, Mobly, Gaia, Artefama, Carbono e Amoreira. Entre as mais de 30 escolas já atendidas com móveis da Novidário estão, Beacon School, Santa Cruz, Rainha da Paz, grupos COC, Microsoft Education, entre outras.
Novidário
(11) 3476-4488
@novidario
Por Danilo Costa
Imagem: Divulgação
Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824 ou entre em contato pelo (41) 3235.5015