Referência quando se fala de revestimento cerâmico, a empresa, à frente das marcas Roca e Incepa, investe em tecnologia e inovação
Pensar na história da cerâmica é pensar, também, no desenvolvimento da humanidade. Ao dominar o fogo e deixar as cavernas, o ser humano passou a procurar materiais que pudessem servir de utensílios, fáceis de moldar e resistentes. A argila, misturada com água e depois queimada, foi a solução perfeita – uma técnica artesanal e milenar que os permitiu fazer muito mais do que objetos e se desenvolver. Tão importante, quem dominou a técnica ganhou uma data especial: 28 de maio, Dia do Ceramista.
Acompanhando todo esse processo de evolução, que nunca parou de avançar, a Roca Brasil Cerámica – com suas marcas Roca e Incepa – se apresenta, hoje, como uma das maiores fabricantes de revestimento cerâmico, up to date com as principais tecnologias mundiais. Suas fábricas em Campo Largo e São Mateus do Sul, no Paraná, somam quase 2 milhões de m².
“A Roca tem mais de 100 anos de história e, desde 1980, produz revestimentos cerâmicos em nível mundial. No Brasil, esta há duas décadas, englobando também a tradicional Incepa, uma das maiores empresas do Paraná”, expressa Celso Cavalli, managing diretor da Roca Brasil Cerámica.
Com presença global, o grupo tem lançamentos conectados com as tendências mundiais e aos diferentes estilos de vida, com soluções criativas, ousadas e sempre preocupadas com o meio ambiente. Seu showroom em Campo Largo é um deleite aos olhos. “Ele traz peças distribuídas por ambientes instigantes, que buscam inspirar a todos e mostrar a ampla variedade de nosso portfólio. É impossível andar pelos corredores sem desejar sentir a textura de cada lançamento”, afirma Christie Schulka, marketing manager da Roca Brasil Cerámica.
Ali, um espaço privativo comporta as linhas da Roca Select, com peças selecionadas, cheias de design e conceito, encontradas apenas em pontos de venda exclusivos.
Tecnologia e sustentabilidade
Tecnologia, criatividade e muito estudo compõem suas linhas. A exemplo está a super compactadora Continua+, única nas Américas capaz de produzir revestimentos em lâminas contínuas, resultando em peças de maxiformatos extremamente finas, com apenas 7 mm de espessura. Isso tudo sem perder resistência, com qualidade e acabamento perfeitos. Por outro lado, a tecnologia de impressão HD é capaz de emular texturas e relevos tão perfeitos quanto os materiais naturais, gerando uma curiosidade que impele ao toque, especialmente com as peças mais rústicas.
Tudo isso sem se esquecer do olhar sustentável – o cuidado com o meio ambiente está no DNA da Roca Brasil Cerámica, que em toda sua fábrica e processo de produção tem um cuidado com natureza a sua volta. Todos os resíduos são reaproveitados no próprio processo, por exemplo; após a queima, quebras ou peças com eventuais defeitos são reutilizadas na produção de cimento. A fábrica conta ainda com instalações de tratamento e reciclagem de efluentes industriais, garantindo água limpa, e usa gás como combustível, garantindo menor impacto ambiental.
“Nosso parque fabril é um dos mais sustentáveis do país, com linhas desenvolvidas dentro de um conceito de produto global, com os mesmos padrões de qualidade e alta precisão em todas as suas unidades fabris no mundo”, comemora Celso Cavalli.
Perspectivas para o ano
Firmando sua força, o grupo está presente nos principais eventos do setor – como é o caso da Expo Revestir, em São Paulo, da Coverings, em Orlando, ou CASACOR. “Acreditamos que ações como essa nos posicionam no mercado e nos incentivam a crescer ainda mais. Firmamos ainda laços com as principais associações, como Asbea ou ABD, promovendo palestras e trocas de conhecimento. A evolução do setor não para, e nós também não”, pontua Celso.
Para 2019, a Roca Brasil Cerámica espera um mercado com grandes oportunidades.
“Percebemos o mercado estagnado e nós já estamos investindo em ações e eventos a partir de estratégias sólidas há algum tempo. Baseado nestes investimentos em tempos de crise, vemos que hoje temos um retorno por conta deles”, finaliza Celso Cavalli.
Lançamentos
Diante de tantos investimentos e tecnologias, a Roca Brasil Cerámica apresenta 97 lançamentos para Incepa e 46 novas linhas para Roca, compreendendo produtos para parede, pisos, insertos. São peças comercializadas em todo país, em pontos de venda e home centers. “Ainda apostamos na Roca Select, produtos cheios de conceito e design da Roca, vendidos apenas em lojas especializadas”, aponta Christie.
A Incepa traz tendências consolidadas e a ideia do Do it Yourself. A Roca, por sua vez, arrisca nas tendências ainda emergentes, mais ousadas. Bons exemplos são a linha Drops, aposta da Incepa nas Candy Colors, e linha Calacata Gold, da Roca, com a elegância dos veios dourados no marmorizado.
Linha Drops chama atenção por suas cores e formato brick, tendência no décor. Linha Calacata Gold, por sua vez, traz o mármore tradicional com a elegância dos veios dourados.
Sobre a Roca Brasil Cerâmica
Ao longo de 100 anos de história, a marca espanhola Roca tem sido pioneira em questões que envolvem tecnologia, design e sustentabilidade. Em 1980 o Grupo Roca iniciou sua produção de revestimentos cerâmicos, com lançamentos atentos às tendências emergentes e já consolidadas, firmando seu DNA de vanguarda.
Presente no Brasil desde 1999, com a aquisição da marca Incepa, consolida sua força no mercado com porcelanatos de pequenos e grandes formatos, com diversos acabamentos e impressões que evocam as matérias em seu estado bruto. Suas peças podem ser encontradas em home centers e pontos de venda exclusivos.
www.rocaceramica.com.br
www.incepa.com.br
Showroom Roca Ceramica
Av. Padre Natal Pigato, 974
Vila Delurdes, Campo Largo
tel. (41) 3391-1430
Por Marcela Millan
Imagem: Nenad Fotografia – Studio Guilherme Bez – Distrito BC