Alternativa às outras tonalidades clean, o piso cinza proporciona sofisticação e harmonia aos ambientes
Dá para ser neutro, sem passar despercebido em ambientes? A tendência da tonalidade cinza para piso chega para mostrar que, sim, a cor pode favorecer e contrastar com espaços sem perder a classe. A vantagem do cinza, em relação às outras cores neutras, é sua versatilidade e capacidade de sustentar diversos conceitos de decoração. Além disso, a tonalidade apresenta várias nuances que garantem a elegância da mesma forma nos espaços. O piso, como revestimento que deve atender as necessidades do dia a dia, também pode marcar presença no décor. De acordo com os arquitetos Rafael Valente e Juliana Cesar, os pisos multiestruturados em madeira são boas opções para quem pretende apostar no cinza, uma vez que proporcionam conforto e beleza aos ambientes. É neste aspecto que a combinação entre a cor e o material apresenta seu diferencial.
Fábio Valério, consultor técnico e comercial da Masterpiso, comenta sobre os melhores pisos multiestruturados – e cinzas – para quem pretende aderir à tendência: “Os pisos Dolce Penca e Lugano possuem uma textura um pouco mais pesada e arranhada; o Rustik possui uma textura de demolição mais rústica, como o próprio nome já diz; e o Elegance é um tipo de piso que possui textura mais sutil”. Por conta da variedade de acabamentos e tons de cinza para pisos, a peça pode ser reconhecida como um coringa em interiores, combinando com ambientes e estilos diferentes de decoração.
Tanto espaços clássicos, quanto os mais ousados – como em estilo industrial ou rústico -, podem receber o piso de tonalidade cinza. “O cinza é neutro e bastante democrático. É versátil em diversas composições e aplicações. Funciona como base neutra e pode ser usado com cores mais vibrantes ou também um ambiente monocromático”, explicam os arquitetos. Entre as possibilidades de composições, quem prefere seguir o estilo clean no décor pode combinar o piso cinza com elementos de outras tonalidades. Uma dica seria aliar a aplicação do piso com revestimento de parede, objetos de decoração e demais mobiliários na cor branca – ou preta. Outra estratégia, bastante utilizada quando a intenção é quebrar a sobriedade do espaço clean, é a combinação do piso cinza com itens coloridos – como tapetes e sofás em tonalidades vibrantes.
José Augusto Formighieri, proprietário da Formighieri Pisos e Móveis, ressalta que a paleta de cinza para pisos de madeira pode variar do cinza médio até tons próximos ao preto, o que garante a facilidade de arranjos no décor. Além disso, o piso cinza não possui restrições de aplicação, podendo ser utilizado em quartos, salas e qualquer área desde que não seja molhada – um cuidado necessário para garantir o cuidado e a durabilidade do piso. Para quem se preocupa com a qualidade do material, o profissional indica os pisos da linha Authentic Peroba Mica Grigio, pela sua resistência e por permitir lixamento, caso necessário.
A tendência do piso cinza chega para demonstrar que, sabendo dosar a associação dos elementos e escolhendo o piso certo, a novidade do estilo é capaz de favorecer a harmonia e sutileza em todo estilo de projeto.
Fonte: Prime Comunicação