Fundada em 2019 pelas especialistas Gabi Sartori e Priscilla Bencke, a Academia Brasileira de Neurociência e Arquitetura é pioneira sobre o tema no Brasil
A Neuroarq® Academy é um espaço de aprendizado com método multidisciplinar que abrange diversas áreas, mas com foco no conhecimento. O objetivo é capacitar profissionais, disseminar o conhecimento com o desenvolvimento de estudos, através da integração de múltiplas áreas em uma visão sistêmica de espaço, comportamento e bem estar.
“Nosso propósito é estimular a discussão sobre os ambientes mais humanos, incluindo os estudos da Neurociência como argumentos para comprovar o impacto do entorno no bem-estar das pessoas” explica Gabi Sartori, Arquiteta e Urbanista, certificada em Neuroscience and Architecture, Design and Urbanism (New school) e fundadora da Academia Brasileira de Neurociência e Arquitetura (Neuroarq®️ Academy).
Destinada para arquitetos, designers, projetistas e demais interessados no estudo da “Neuroarquitetura” (neurociência e arquitetura), a academia reúne autoridades no assunto e oferece através da sua formação cursos, eventos, workshops, conferências e pesquisas com foco em uma visão global e internacionalizada sobre o conhecimento do tema.
“Acreditamos que quando conhecimentos científicos se somam à nossa técnica profissional e a uma profunda renovação na forma de projetar, com muito mais empatia e olhar humano, isso transforma o mundo, ou melhor, transforma o nosso mundo para depois proporcionar mudanças na qualidade de vida da humanidade” explica Priscilla Bencke, arquiteta e urbanista, pós-graduada em Neurociências e Comportamento e fundadora e curadora de conteúdo da Neuroarq®️ Academy.
O conceito da Neurociência aplicada a arquitetura envolvendo as duas áreas. O principal objetivo é compreender de que forma as pessoas respondem aos ambientes.
AS 7 VARIÁVEIS AMBIENTAIS NAS NOSSAS MEMÓRIAS
O ambiente geral normalmente é percebido pelas pessoas a partir de uma visão periférica, como afirma Juhani Pallasmaa (2015) que os julgamentos biológicos estão sendo feitos a todo o momento como o toque na maçaneta de uma porta, ou em um corrimão, a proporção dos degraus da escada, a textura do piso, o cheiro dos materiais, a presença de luz natural.
Essas respostas biológicas acontecem antes da pessoa refletir sobre a experiência do ambiente. (MALLAGRAVE 2015). Por isso, a metodologia da NEUROARQ®️ Academy se baseia no aprofundamento dos 7 principais elementos do ambiente físico (que chamo de “variáveis ambientais” e estão listadas abaixo) que estão diretamente relacionados com a experiência sensorial dos indivíduos.
Compreender a relação do ser humano com o ambiente físico, através dos sentidos, nos permite entender não só o psicológico, mas também o aspecto neurológico e fisiológico da experiência (FARLING, 2015). ”Toda experiência significativa de arquitetura é multissensorial; qualidades da matéria, espaço e a escala é medida igualmente pelo olho, ouvido, nariz, pele, esqueleto da língua e músculo.” Juhani Pallasma
————————————————————————————————————————————————————————
————————————————————————————————————————————————————————
CORES: PERSONALIDADE E TEMPERAMENTO
Uma das formas de nos comunicar e entender o mundo é através da visão. Ela nos possibilita perceber as cores e a sua influência no ser humano, seja de caráter fisiológico como psicológico. Através das cores podemos influenciar no comportamento humano, despertando alegria ou tristeza, atividade ou passividade, calor ou frio, equilíbrio ou desequilíbrio, entre outras sensações.
AROMAS: MEMÓRIA E APEGO
O olfato é o primeiro sentido a se desenvolver nos seres humanos e tem extrema importância no nosso comportamento, principalmente pois está relacionado com o sistema mais primitivo do nosso cérebro, o sistema límbico.
SONS: COGNIÇÃO E PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÃO
As músicas, assim como os outros sons, causam emoções de diferentes intensidades em seus ouvintes. Podem induzir estados alterados de consciência, dependendo da memória cultural de cada indivíduo, acalmando o estado mental ou gerando iniciativa de ação.
FORMAS: ESTÉTICA E BELEZA
O termo FORMA apresenta várias noções, entre as quais destacamos: Sentido Filosófico, Sentido Lógico, Sentido Epistemológico e Sentido Estético. Como podemos observar, o conceito de forma é bastante abrangente, variando sua interpretação em cada área de abordagem. De um modo mais prático, ela nos informa sobre a natureza da aparência externa de alguma coisa. Tudo que se vê possui forma.
BIOFILIA: TENDÊNCIAS NATURAIS
Durante as últimas décadas nós, seres humanos, nos distanciamos da natureza e perdemos a conexão que há entre nós. O ambiente urbano, a vida corrida e a busca pela praticidade nos ajudaram a perder este contato tão necessário.
ILUMINAÇÃO: RITMO CIRCADIANO
A iluminação sempre fez parte dos projetos arquitetônicos, mas a relação da luz, seja na iluminação artificial ou natural, na saúde e no comportamento humano ainda é um assunto pouco explorado entre projetistas.
PERSONALIZAÇÃO: PERTENCIMENTO E INCLUSÃO
A partir do aprofundamento do briefing proposto na metodologia da NEUROARQ®️ Academy, passa a ser cada vez mais necessário a personalização para as necessidades dos usuários. Quando falamos em acessibilidade nos referimos a desenvolver ambientes que não sejam baseados em necessidades padrões, ou a partir da média de uma população, mas sim, em ambientes que atendam a todos, envolvendo também suas necessidades específicas.
Sobre a Neuroarq®️ Academy
Pioneira do tema no Brasil, a Academia Brasileira de Neurociência e Arquitetura (Neuroarq®️ Academy) tem o objetivo de capacitar profissionais, disseminar conhecimento, desenvolver estudos, integrar múltiplas áreas em uma visão sistêmica de espaço, comportamento e bem estar na área da neuroarquitetura.
Liderada pelas especialistas Priscilla Bencke e Gabi Sartori, a Neuroarq®️ Academy é responsável pelo desenvolvimento de estudos e pesquisas que envolvem neurociência, psicologia, arquitetura, design e tecnologia, por meio de iniciativas como Workshop de Neurociência e Arquitetura, Laboratório Brasileiro de Neurociência e Arquitetura, Grupos de Estudos Voluntários, Plataforma de Conteúdos da Academia Brasileira de Neurociência e Arquitetura e também a NEUROARQ® DAY, Conferência Internacional de Neurociência e Arquitetura, que este ano que foi realizada em outubro.
Mais informações: https://www.neuro.arq.br/
Por Rozane Sztejnberg
Imagem: Divulgação
—————————————–
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.
Conheça outros de nossos canais do setor:
www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br