O espaço de convívio entre família e amigos merece atenção quando o assunto é a escolha dos móveis para compor o ambiente
Para quem gosta de ter os amigos e a família reunidos ao redor da mesa, a sala de jantar é um dos espaços da casa que mais merecem atenção. É lá onde acontecem os encontros regados a boa comida e conversa. Porém, projetar um espaço convidativo e confortável para receber pode ser um desafio, afinal, existem muitas dúvidas sobre como combinar a mesa e cadeiras. A Korman Arquitetos traz algumas dicas para acabar de vez com esses questionamentos.
A primeira coisa a se pensar é o dimensionamento de mesas e cadeiras. De nada adianta ter um bom espaço e acabar escolhendo móveis desproporcionais, que deixam a sala sem ergonomia. O mesmo vale para peças pequenas, que acabam não atendendo a necessidade dos moradores. Comece considerando, pelo menos, 60 cm de circulação.
Para mistura dar certo aposte em móveis que tenham o mesmo estilo visual. Nesta sala de jantar, as linhas retas e contemporâneas evitam o erro de composição
Determinado o tamanho das peças, é hora de escolher os móveis para compor a área do jantar. “O bom senso é o que vai reger. Se os pés da mesa de jantar tiverem um desenho limpo, cadeiras antigas em estilo ou modernas não brigarão com o conjunto. Agora se a mesa for de madeira com um estilo mais demarcado, eu não recomendo cadeiras mais modernas – a não ser que tenham pintura laqueada. Já as cadeiras laqueadas com a mesa moderna fazem um conjunto divertido”, exemplifica a arquiteta Ieda Korman, uma das sócias da Korman Arquitetos.
“Hoje em dia as peças não precisam ser todas iguais. Essa mistura mostra a personalidade do projeto e dá bossa à composição”, conta Carina Korman
A decoração de interiores está cada de vez mais livre de regras e paradigmas, é um terreno fértil para ideias originais e personalizadas. “Aquela história de usar tudo combinando, escolher móveis idênticos e objetos em pares vem perdendo espaço para propostas completamente diversificadas”, acredita Carina. Misturar cadeiras de diferentes cores, desenhos, estilos e materiais é uma tendência bem atual e possibilita proporcionar ambientes muito mais interessantes e com o seu jeito. “Em algumas situações, há quem vai além e, em vez de cadeiras, compõe ambientações exclusivas incluindo também bancos e até mesmo poltronas”, completa.
Para quem já tem uma mesa bacana ou quer reaproveitar cadeiras antigas, está liberado. A dica de Carina é simples: “A escolha dos novos itens devem partir das peças já presentes na decoração. Fazemos questão de manter os móveis que os moradores já têm, pois isso ajuda a contar a história da decoração”, finaliza a arquiteta.
Sobre a Korman Arquitetos
Korman Arquitetos é mais que um escritório. Representa a geração de arquitetos que levam a marca dos projetos assinados há mais de 35 anos. Formado pelo casal Silvio e Ieda Korman, hoje tem na equipe a força de Carina Korman e, em equipe, assinam projetos residenciais, comerciais e de hotelaria – tanto no Brasil, como também no exterior.
Korman Arquitetos
Rua Groelândia, 1877, Jardim América, São Paulo
Tel.: (11) 3060-8313
Por Raíssa Germano
Imagens: Gui Morelli / JP Image