Abertura da mostra, que apresenta peças e a reprodução de desenhos inéditos, tem entrada gratuita e será no dia 1º de março, quinta-feira, às 19h30
A exposição chegará ao MCB depois de passar por Milão, Roma, Veneza e Londres, e conta com o apoio de Molteni&C., responsável pela reedição de parte do mobiliário projetado por Ponti. As peças apresentadas na mostra foram idealizadas entre 1935 e 1970 e incluem poltronas, mesas de centro, cadeiras e estantes, algumas usadas pela família do designer. Documentos e fotografias expostos retratarão a relação íntima que o artista desenvolvia com seus projetos arquitetônicos: das casas em Milão desenhadas para viver com a família até o Palazzo de Montecatini, que abriga os famosos escritórios da Pirelli.
O Istituto promoverá no dia 28 de fevereiro a exibição do filme Amare Gio Ponti, dirigido por Francesca Molteni. O documentário, produzido em 2015, traz depoimentos de familiares do artista e de alguns de seus herdeiros de profissão, como Vittorio Gregotti, Fulvio Irace, Enzo Mari, Giovanna e Maria Grazia Mazzocchi. Na sequência, haverá um debate com Peter Hefti, responsável pelas atividades culturais do Grupo Molteni e diretor do Museu Molteni e do Compound, na Itália.
Outra ação que faz parte da programação é a visita orientada com Peter Hefti no dia 2 de março, sexta-feira, às 15h00. Para participar é preciso se inscrever pelo e-mail: agendamento@mcb.org.br. As vagas são limitadas.
Conhecido como uma das figuras mais influentes do design italiano, Gio Ponti nasceu na cidade de Milão, em 1891. Trabalhou como arquiteto, designer industrial e pintor. Foi professor na Faculdade de Arquitetura na Politécnica de Milão e fundador das revistas Domus (1928) e Stile (1941). Morreu em 1979, depois de quase 50 anos dedicados à profissão.
SERVIÇO:
Vivere alla Ponti – maneiras de morar e trabalhar de Gio Ponti
Abertura da exposição: 1º de março, quinta-feira, às 19h30
Entrada gratuita
Realização: MCB e Istituto Italiano di Cultura
Local: Museu da Casa Brasileira (11) 3032.3727
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jd. Paulistano
Visita Orientada à exposição com Peter Hefti
Dia 02 de março, sexta-feira
15h00 – a visita ocorrerá com Peter Hefti mediante agendamento prévio.
Capacidade: até 25 pessoas.
Agendamento: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br
Local: Museu da Casa Brasileira Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jd. Paulistano
Filme Amare Gio Ponti
Dia 28 de fevereiro, quarta-feira
19h30 – Exibição do filme Amare Gio Ponti, 2015 (35’) direção de Francesca Molteni.
20h00 – Debate com Peter Hefti.
Local: Istituto Italiano di Cultura San Paolo
Av. Higienópolis, 436 – Higienópolis – São Paulo – SP
www.iicsanpaolo.esteri.it
Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.
Istituto Italiano di Cultura
O Istituto Italiano di Cultura di San Paolo (ou Instituto Italiano de Cultura de São Paulo) é um órgão oficial do Governo Italiano. Foi fundado em 1950 e se dedica a manter os valores da tradição italiana e a enriquecer o panorama cultural com iniciativas voltadas não somente à comunidade de origem, mas também aos brasileiros em uma mútua troca de experiências. Localizado em um histórico casarão no bairro de Higienópolis, o Istitutopromove concertos, exposições, sessões de cinema, palestras e encontros, e possui uma biblioteca com mais de 23 mil títulos, a maioria em língua italiana, disponíveis para o público. O Istituto é também fonte de informações sobre o país, os cursos de língua italiana ministrados na Itália e as bolsas de estudo outorgadas pelo Governo Italiano.
VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos |
Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local
Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br