Teve início nesta quarta-feira (6), a 2a edição da HFN – Hotel e Food Nordeste. Com ampla programação nos setores gastronômico e hoteleiro, a feira tem como principal objetivo fornecer uma experiência única de interação entre fornecedores e compradores, além de apresentar as novidades e tendências do mercado.
Em entrevista ao programa CBN Debate, o presidente da Abrasel em Pernambuco, André Araújo, enfatizou o objetivo integrativo do evento: “nosso intuito é fazer uma feira diferenciada e participativa para que os profissionais possam trocar experiências.”
Gourmet Experience
No primeiro dia da HFN, o Gourmet Experience, realizado pela Abrasel em Pernambuco, voltou as discussões ao fenômeno do delivery. Para abrir a programação, o CEO da Relp! Aceleradora e ex-diretor do iFood, César Lima, deu dicas a respeito da definição da área de abrangência das entregas, da montagem de equipe de profissionais envolvidos nesse segmento e elencou, ainda, alguns dos canais de entrega para cada tipo de negócio. Num segundo momento, a Rappi, apresentou os serviços e tendências da empresa que, em 2021, deve assumir o posto de maior da América Latina.
Na apresentação da palestra “Delivery: sua cozinha está mesmo pronta para ele?”, a especialista em projetos para Operações de Food Service, Nathalia Sifuentes, falou sobre a importância que o delivery tem assumido nos dias atuais: “o delivery anteriormente era um ‘plus’ para os negócios, mas atualmente é um negócio por si só”.
Para finalizar a programação no primeiro dia de festival, o Gourmet Experience contou ainda com Pich de Startups e debate “Ao final de contas, o delivery é um bom negócio?”, comandado por Mário Jorge Carvalheira, representante da MC Donalds e Marcus Varanda CEO da MVarandas.
Café com Especialista
O espaço Café com Especialista abriu sua programação na HFN em conversa com a empreendedora Isabele Almeida, da Cafeteria A vida é Bela! Logo depois, a Profa/Dra Geraldina Siqueira realizou palestra a respeito da experiência de consumo do cliente nas cafeterias. Em formato de roda de conversa intimista, a profissional alertou para a importância da experiência de consumo: “quem não entende de pessoas, não entende de negócios. Nós sempre vamos lidar com pessoas, seja na experiência de consumo ou na constituição de laços sociais. Fico feliz porque Recife é um celeiro de excelentes profissionais do café e de estabelecimentos de ótima qualidade no ramo.”
Para dar fim à primeira noite de feira, o Café com Especialista realizou palestra com o tema “O novo sabor do café: Especiais vs Tradicionais”, sob comando de Gabriel Althoff, sócio da “Café do Brejo”.
A HFN está em sua segunda edição e é realizada pela Insight Feiras & Negócios com a Abrasel em Pernambuco e a ABIH-PE com patrocínio ouro da CNC, patrocínio Prata do Banco do Nordeste, patrocínio bronze da Prefeitura do Recife e patrocínio apoio do PagSeguro, além de apoio institucional do Sebrae e do Governo de Pernambuco. A feira contempla os principais fornecedores de equipamentos, serviços, tecnologia e produtos de hospedagem, food service, padarias e similares.
PROGRAMAÇÃO (07/11)
Gourmet Experience:
16h
Como conquistar o comprometimento de seus funcionários na operação do seu negócio (Luís Sodré – Sócio da Relp!)
16h45
GS&LIBRA
17h
Gestão de pessoal: cuidados em como contratar e treinar a sua equipe (Armando Amaré – Restaurateur do Itsu
Restaurante)
18h
Debate Final – Qual o papel do restaurateur no sucesso de um restaurante (Rose Guareschi – Julietto)
Café com Especialista
15h30
Do plantio à xícara (Marcelo Carrilho)
17h30
Conversa com empreendedor (Daniel e Ricardo – Fridda Café)
19h30
Concurso de Latte Art (TNT)
Fonte: Solar da Comunicação – Joyce Santos, Julia Rodrigues, Rachel Motta e Sildelane Marques
Imagem: Lumos