Ação remete a mulheres que lutam por seus ideais
Para comemorar o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, o Grupo Livrarias Curitiba elaborou uma campanha diferenciada. A cada R$ 100 em compras e mais R$ 5, o cliente poderá escolher uma ecobag exclusiva com estampas da pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954). A campanha é exclusiva para as lojas físicas.
A ação vai até o dia 30 de junho ou enquanto durar os estoques, envolve três modelos com obras coloridas em acabamento acetinado e que representam a mulher à frente de seu tempo, que luta por seus próprios ideais. Para atender a demanda, foram confeccionadas 20 mil unidades.
E para ambientar os 27 pontos de vendas da rede [localizados no Paraná, Santa Catarina e São Paulo] foram produzidas peças de comunicação visual que contemplam conjunto de vitrine, cinta pra envolver os livros, adesivo de chão, capa de antena, display de mesa e faixa de gôndola.
Vida e obra
Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón, conhecida apenas como Frida Kahlo, é considerada um símbolo da força e independência feminina. Apaixonada pela arte e motivada pela intensidade da vida, transformou-se num ícone do Surrealismo dos anos de 1950 – embora dissesse que não pintava sonhos e sim sua própria realidade.
Apesar dos constantes problemas em sua existência [teve Poliomielite na infância, um grave acidente de ônibus na adolescência que deixou graves sequelas], do conturbado casamento com Diego Rivera e dos casos extraconjugais, Frida manteve sua personalidade e expressou suas dores e limitações nas telas.
Em meio à tragédia, ela viu a beleza. Em vez de pintar a natureza morta – como de costume na época – subverteu o gênero estético e retratou a natureza viva. Sem se envolver com o padrão de beleza hollywoodiano, cultivou o próprio estilo. Os defeitos viraram pontos fortes e assim acabou por construir uma identidade mexicana e ser compreendida como uma das fontes do empoderamento feminino.
Por João Alécio Mem | Grupo Livrarias Curitiba
Crédito da arte
Lucas Corte
Imagem: Divulgação