SOCIAL
To Top

Florianópolis ganha palco para toda manifestação de arte

Eclético, diverso, musical, performático, livre. Franz Cabaret irá reunir toda forma de arte com bons drinks, gastronomia revisitada e vista para um dos principais cartões postais da Capital Catarinense, a Ponte Hercílio Luz.

Será num patrimônio tombado, anexo ao Armazém Rita Maria. Local onde, século atrás (XX), comerciantes e companhias de teatro atracavam suas embarcações para pernoitar e seguir descansados seus rumos no dia seguinte. Florianópolis era o meio do caminho entre Rio de Janeiro e Buenos Aires (Argentina), vice-versa. E tornou-se ponto estratégico de abastecimento de produtos.

Um casarão cuidadosamente restaurado para preservar a história vivida entre quatro paredes. As mesmas que formam uma potente caixa acústica para realização de espetáculos, performances e shows ao vivo com variada possibilidade espacial.

A sacada de criar um espaço de vivências em arte, cinema, teatro, circo, música e boa gastronomia saiu da cachola de quatro amigos, agora sócios na empreitada. Abreu Jr , Clica Voigt, Paulo Trejes e Tiago Rodrigues firmam o pacto em nome da diversão e da cultura local, nacional e com radar global. Ali converge a personalidade de cada um na construção desse lugar de fabulação, que se tornará também uma f(r)esta de ficção da vida ordinária.

Um tanto de humor, outro tanto de repertório musical, partituras do corpo contemporâneo, uma equipe profissional de primeiro escalão. Batizado de Franz Cabaret (@franzcabaret), como homenagem a Carl Franz Albert Hoepcke, visionário alemão que pisou em solo catarinense com apenas 19 anos, desbravando e fortalecendo o comércio, indústria e navegação do Estado.

O modelo cabaret na proposta tem relação com irreverência e invenção. Os idealizadores encaram a palavra e a assumem como um movimento de expressão e expressividade. Não há público-alvo, tampouco faixas etárias determinadas. E sim a intenção de atrair uma plateia interessada em arte, que encontrará um palco efervescente na cena outrora adormecida.

“O Franz é um território livre de expressão com infraestrutura adequada. São 350 metros quadrados com infinitos cenários de experiências. Queremos acolher diversas faixas etárias, ser um endereço de entretenimento e cultura. Criar um movimento cabaret de criação”, conta Tiago Rodrigues.

Layout flexível e cênico

Dividido em dois pavimentos com projeto luminotécnico da Allume Iluminação, interiores de Abreu Junior e cenografia compartilhada com a também arquiteta Clica Voigt. Na parte superior do imóvel fica o restaurante com capacidade para acomodar até 60 pessoas acomodadas às mesas. Neste piso, a área foi projetada para atender eventos micro e macro, que podem ser configurados por meio das cortinas, que ora isolam, ora ampliam a metragem. O piano de armário abre a agenda para pockets shows.

O menu tem forte inspiração na gastronomia ilheu, mas não só. As histórias que movimentaram a região histórica do centro de Florianópolis, a paisagem montanhosa banhada pelo mar descortinada à frente com vista para a ponte Hercílio Luz, os barcos atracados neste porto de antigamente, vão inspirar constantemente novas receitas no cardápio e na carta de drinks e vinhos. A influência dos povos que aqui se instalaram e personagens que marcaram a trajetória da Ilha criam a narrativa degustativa assinada pelos chefs Adri Fernandes e Felipe Maggi.

No piso inferior é onde a magia acontece. O cabaret bar é um mini teatro com toda a aparelhagem profissional comandado pelos mais experientes nomes da iluminação e acústica do Estado. Com cenografia de Marcos Carioni, o palco é flexível em todos os sentidos. No técnico, por permitir variações na configuração de acordo com o espetáculo, além de poder conectar-se diretamente à praça suspensa externa. E no artístico, porque será espaço para a manifestação de novos talentos da cidade.

A capacidade é abrigar até 120 pessoas sentadas. Além do palco italiano, o ambiente conta com um mezanino, um bar e o Camarim da Clica, onde as pessoas vão poder se transvestir/fantasiar para . É um território livre, bom lembrar.

A programação musical e artística está nas mãos da produtora Evelin Orth, do empresário Tiago Rodrigues e do cineasta e músico Paulo Trejes, integrante da banda Macrophones, convocada para os dias de inauguração. A bailarina contemporânea Karin Serafin integra o time que promete escancarar as cortinas a partir dos dias 19 e 20 de novembro.

Artistas da cidade, do Estado, vão ganhar uma plataforma para shows exclusivos e composições inusitadas. É Florianópolis repetindo seu ponto estratégico de influência e exposição, só que agora fomentando mais do que nunca a arte e cultura.

 

 

Por Luciana de Moraes

Imagem: J Bossle

 

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2024 - Todos os direitos reservados.