O Designer Parma Junior leva para exposição internacional a sua customizada PBW – Parma Bike Wood grafitada por Alemão
De 7 a 17 de setembro, a Embaixada do Brasil em Canberra abrirá suas portas para receber a exposição “Contrasts in Brazilian Art”, com cerca de 30 trabalhos dos artistas plásticos Alemão, Sebastião Mendes, e do designer Parma Júnior.
Transformada em galeria de arte por meio da curadoria de Sandra Setti, a Embaixada utiliza seu espaço para inovar na divulgação da arte brasileira na Austrália e apresentar facetas diferentes das artes ao público internacional, durante as comemorações da Semana da Pátria.
“A exposição Contrasts traz, como o próprio nome sugere, duas visões diferentes sobre o tema”, explica o Embaixador do Brasil na Austrália, Manuel Innocêncio de Lacerda Santos Jr. “Sebastião Mendes retrata a simplicidade e força da população ribeirinha, a vida no campo e sua relação com a natureza. Alemão transforma o ritmo acelerado da arte de rua e a inspiração originária do cenário urbano em obras vibrantes, lúdicas. Parma Júnior une, por meio do design, natureza e máquina.”
“Brasil e Austrália têm muitas similaridades”, diz a curadora Sandra Setti. “O calor das obras reflete a alegria brasileira de viver, com a qual o público australiano certamente vai se identificar.” Os artistas participantes da mostra contam com reputação internacional, já tendo realizado exposições em vários países da Europa e Estados Unidos.
ü Alemão, nome artístico de Anderson Lemes, apresenta a arte urbana, com cores alegres e alto cromatismo. Criador de painéis localizados em espaços públicos em vários países, o artista sente-se à vontade para colorir o ambiente a seu redor com seu estilo: paredes, murais e objetos. Nesta mostra, apresenta quadros em técnica mista, bem humorados e lúdicos.
ü Sebastião Mendes, de origem indígena, mostra um trabalho figurativo, ressaltando as cenas do cotidiano do interior do Brasil, fruto de sua vivência no Portal do Pantanal Matogrossense. Seus quadros, onde predominam tons azuis e personagens peculiares, demonstram perfeito domínio técnico nos trabalhos em óleo sobre tela. Autodidata, Sebastião desenvolveu sua expertise por meio de pesquisa e a busca constante de novas técnicas e aprimoramento.
ü Parma Júnior leva à Austrália bicicletas produzidas com madeira certificada por meio de requintado processo de elaboração e design. Atento aos detalhes, o designer compôs peças ao mesmo tempo decorativas e utilitárias, preenchendo todos os quesitos de funcionalidade. As Wood Bikes estão sendo apresentadas simultaneamente na Austrália, durante a exposição “Contrasts”, e nos Estados Unidos. O exemplar australiano foi customizado pelo artista plástico Alemão, criando assim uma Wood Bike exclusiva.
ü Sandra Setti é curadora de artes reconhecida no Brasil por seu perfil inovador. Foi responsável por mais de 500 exposições e inaugurações de centros culturais, como o Espaço Cultural do Hotel Hilton Morumbi, em São Paulo, Rolex Sailing Week e a curadoria da primeira mostra póstuma do artista Manabu Mabe.
Em paralelo à exposição, a Embaixada do Brasil e Sandra Setti programaram inúmeras atividades correlatas, de forma a expandir o alcance das obras de arte na Austrália. Ao longo dos 10 dias de evento, destacam-se encontros com a imprensa, galeristas e estudante de artes locais; jantar beneficente com leilão de obras no hotel Mercure Canberra; passeio ciclístico com as Parma Wood Bikes ao redor do famoso Lago Burley Griffin, na capital australiana; e tutoriais de pintura na Australian National University, melhor universidade da Austrália e 20ª do mundo.
Serviço:
Contrasts in Brazilian Art – Exposição de arte contemporânea
Artistas convidados: Sebastião Mendes, Alemão e Parma Júnior
Curadoria: Sandra Setti
Local: Embaixada do Brasil em Camberra (Austrália) Endereço: 19 Forster Cres, Yarralumla ACT 2600 Data: 08 a 17 de setembro, das 9h às 17h
Por Maria Helena | A3comunicação