O Nachtergaele Navarro superou mais de 200 inscritos no Weefor Arq, primeiro aberto nacional de arquitetura, e teve seu projeto escolhido para o empreendimento residencial que será construído na capital paranaense
A incorporadora curitibana Weefor surpreendeu o mercado imobiliário com o lançamento do primeiro aberto nacional de arquitetura: o Weefor Arq. O concurso foi lançado com o objetivo de selecionar um projeto arquitetônico para o primeiro empreendimento residencial da empresa na cidade de Curitiba, que terá o início das obras no primeiro semestre de 2020, diversificando a arquitetura e oxigenando o mercado com uma solução até então utilizada somente em obras públicas. Na noite deste domingo (14), a Weefor divulgou o resultado do concurso, que teve como grande vencedor o escritório Nachtergaele Navarro Arquitetos Associados, de São Paulo (SP), escolhido por unanimidade.
Comandado pelos arquitetos Beatriz Nachtergaele e Baldomero Navarro, o escritório paulistano cumpriu todas as normas do aberto de arquitetura e foi selecionado às cegas por um júri formado por seis profissionais do mercado: Lua Nitsche, sócia do escritório Nitsche Arquitetos Associados; Fernando Mungioli, editor da revista Projeto; Pedro Vada, editor do ArchDaily Brasil; Keiro Yamawaki, sócio nos escritórios Garageplan, Arquibusiness e ex-presidente da AsBEA/PR; Luiz Augusto Brenner Rose, diretor da Imobiliária Lopes; e Maria Eugenia Fornea, representando a Weefor. Agora, além de um prêmio de R$ 20 mil, o escritório vencedor será contratado pela incorporadora para executar o Projeto Legal do Empreendimento e serviços correspondentes.
Os escritórios participantes tiveram pouco mais de 3 meses para desenvolver um anteprojeto de arquitetura para um edifício residencial, com área de aproximadamente 5.250 m², que será implantado em um terreno de 1.383,60 m², localizado na esquina da Rua Pará com a Rua Mato Grosso, no bairro da Água Verde, um dos mais tradicionais da capital paranaense. O empreendimento terá no mínimo 51 unidades — metade com área privativa entre 50 m² e 55 m² e metade entre 70 m² e 75 m².
“A ideia do concurso surgiu a partir de um conceito incômodo do mercado. Não queríamos um projeto exclusivo, mas sim uma proposta inclusiva, aberta e menos engessada, que envolvesse o maior número de pessoas possível no processo. Acreditamos que conseguimos dar uma ótima oportunidade para pessoas talentosas que até então não tinham acesso a esse mercado tão fechado. Quem deve planejar e nos ajudar a construir um ambiente mais harmônico são os especialistas, arquitetos. Por isso, elaboramos uma demanda bastante aberta, em que a única restrição é o custo de obra e o número de unidades.”, explica Maria Eugenia Fornea, sócia-proprietária da incorporadora Weefor.
O grande destaque do projeto vencedor ficou por conta da integração do empreendimento com a cidade. “Partindo do privilégio do lote de esquina, num bairro residencial calmo, as unidades se distribuem pelo perímetro do alinhamento do terreno, buscando a integração da vida doméstica com a vida coletiva. No interior da construção, um pátio rebaixado organiza as circulações. No seu centro é fincada a torre de circulação vertical em concreto moldado em formas de tábuas rústicas, quase um elemento geológico na composição. No térreo, junto à esquina, é proposto um pequeno espaço comercial (café) que pode ser explorado pelo próprio condomínio ou ser usado como espaço de uso comum, caso assim desejado, ligado a uma varanda aberta, espaço público criado no interior do terreno”, defendeu o escritório Nachtergaele Navarro em seu projeto.
Ainda apostando na integração do residencial com o bairro, o projeto conta com um ajardinamento denso, que cria uma delicada cortina entre a vida pública e a privada, reinterpretando as casas antigas e os jardins remanescentes do bairro à volta. Já o interior das unidades é organizado em setores paralelos à fachada: no mais externo ficam as varandas, no intermediário ficam as áreas de estar e dormir, e no setor mais interno, junto aos corredores de circulação, ficam as áreas molhadas. “A ideia é que dentro destas faixas, os apartamentos podem variar bastante de configuração, permitindo uma distribuição fácil de instalações. Estas variações das unidades ficam visíveis na fachada do prédio, que expõem para a rua o dinamismo de suas ocupações internas”, detalha o escritório em sua apresentação.
Sucesso absoluto
O Weefor Arq recebeu 204 inscritos, oriundos de 16 estados brasileiros: São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Ceará, Goiás, Bahia, Amazonas, Sergipe, Maranhão, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte. Desses, 146 foram homologados e 90 projetos foram entregues no prazo. Após uma análise preliminar, 87 projetos seguiram todas as normas do concurso e foram julgados pelo júri especializado. Além do Nachtergaele Navarro Arquitetos Associados, grande vencedor, o júri do Weefor Arq destacou também os escritórios Arquitetura Nacional (Porto Alegre – RS) e Yva Arquitetura (Curitiba – PR), que conquistaram, respectivamente, o 2º e 3º lugar.
“Ficamos muito surpresos com o resultado. Em um curto espaço de tempo, alcançamos mais de 200 inscrições em um concurso inédito no Brasil. É fantástico saber que centenas de profissionais entenderam a importância dessa ação colaborativa que foca na inovação para modificar a sociedade, melhorando os espaços e as cidades. Esperamos que seja o primeiro concurso de muitos. Acreditamos que juntos, arquitetos e incorporadores, conseguiremos alcançar resultados mais produtivos para a sociedade”, completa Maria Eugenia.
Para conhecer todos os detalhes do Weefor Arq, acesse o site www.weefor.arq.br.
Por Eduardo Betinardi / P+G Comunicação Integrada
Imagens: Divulgação