Modernos, os trilhos de luz funcionam como soluções simples que agradam pelo dinamismo em ambientes diversos
Herdada do estilo industrial, a iluminação em trilhos propõe flexibilidade no projeto luminotécnico garantindo beleza e eficiência. São diversos modelos e tamanhos que se estendem pelo teto e possibilitam inúmeras variações de acordo com a necessidade de cada espaço. Esses trilhos recebem os spots, que são capazes de centralizar a luz criando a zona focal desejada para locais que precisam de mais claridade.
Esse tipo de iluminação é utilizado em projetos com personalidade. A arquiteta Sabrina Becker fez uso do artifício ao criar o projeto do Salão de Beleza Mix Concept Hair. “A iluminação faz toda a diferença para os profissionais realizarem um bom trabalho, que exige entradas de luz adequadas, e como o espaço é integrado, nada melhor que ter luzes espalhadas por varas que iluminam a área por um todo”, comenta a idealizadora.
A utilização deste conceito também explora a infraestrutura disponível para traçar a melhor solução, como exemplifica o arquiteto Tiago Campetti, do Estudio Campetti, que utilizou o recurso em seu escritório de arquitetura. “O pé direito muitas vezes é uma condicionante forte para definir o resultado de iluminação. A sala de projetos que projetamos, por exemplo, possui circuitos com trilhos que direcionam a luz para a parede, formando uma iluminação suave, que é complementada pelos tubos de Led suspensos”.
A arquiteta Karina Kawano e a designer de interiores Denise Maruishi, da Artd3 Arquitetura & D3sign, defendem que a inserção de trilhos de iluminação gera versatilidade em sua aplicação. No quarto projetado pelo escritório, os spots garantem luminosidade direta e indireta, deixando o ambiente agradável e confortável. “Com o trilho eletrificado e diferentes tipos de lâmpadas é possível levar a claridade exatamente aonde se precisa, proporcionando múltiplos efeitos de luz”, relata Karina.
Além de ser bonito, o processo de instalação é extremamente fácil, um fator que agrada por evitar quebradeiras desnecessárias que existiria no caso de optar por luzes embutidas. É uma vantagem que resulta no barateamento da obra e agiliza o processo de acabamento.
Por: Marcos Campos-Prime Comunicação
Fotos: Divulgação