Festival com foco na economia criativa e compartilhamento de ideias acontece neste fim da semana, em Joinville
Criatividade é a nova ordem na economia que já se rendeu também ao compartilhamento de ideias, não apenas de espaços. Dentro desta perspectiva, Sheila Gouveia se sobressai e abre ainda mais caminho ao participar, nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, do (IN)Consciente Coletivo. O festival, com foco na economia criativa, acontece em Joinville, reunindo makers dos mais diversificados segmentos, que hoje já representam uma parcela significativa na produção nacional.
Defensora de atitudes conscientes, seja qual for o ramos, Scheila surgiu no cenário com peças autorais que desenvolvia para lojas de museus. A partir daí, investiu em formação e se lançou num novo negócio, de pequeno porte, mas de enorme visibilidade. Apaixonada por moda e gastronomia, uniu o útil ao agradável – como ela mesma fala – e lançou a Gennuina, com instigantes produtos para o universo da casa. Começou com panos e têxteis de cozinha, de estampas exclusivas e únicas, “para unir os conhecimentos em tecidos, confecção, design gráfico, desenvolvimento de produto e, é claro, comida!”, conversa a designer.
De lá pra cá, foi ampliando o portfólio, buscando matérias-primas locais certificadas, apresentando novos itens. Tudo sozinha. Vez por outra recorre a outros profissionais que, assim como ela, seguem carreira solo. Os eleitos são sempre os que estão mais próximos do seu escritório ateliê – em Curitiba mesmo ou em cidades circunvizinhas, distantes não mais que 300km de onde ela fica. “Assim, acredito que incentivo a produção local em vários níveis e também preservo a natureza, já que uma das etapas mais poluentes em qualquer processo produtivo é o transporte de mercadorias, que provoca emissão de CO2 e degradação de recursos naturais para a obtenção de combustível”, defende Sheila Gouveia.
O nome da sua marca não vem por acaso. Além de todos esses cuidados com questões de sustentabilidade ela também preza por produtos em pequena escala, com edições limitadas, que estão disponíveis no e-commerce ou em feiras como o (IN)Consciente Coletivo – que ela participa pela primeira vez. “Estou bastante ansiosa! Sempre ouvi só elogios ao evento. Será uma ótima oportunidade para conhecer o público, as outras marcas e a história e conquistas da economia criativa e colaborativa da região”, finaliza a designer paranaense.
Sobre o (IN) Consciente Coletivo
Contar histórias, transmitir ideias por meio de produtos e marcas, conectar
consumidores em torno de um mesmo conceito, valorizar o potencial humano e apostar no caráter autoral. Em sua 11ª edição, o (IN)Consciente
coletivo abre mais uma janela de visibilidade e de conexão entre marcas, autores, criadores e público catarinenses, com atividades nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, em Joinville
e se consolida como um
Festival da Cultura Criativa, uma das principais vitrines para a economia criativa em SC.
Serviço:
11º (IN)Consciente Coletivo – Festival da Cultura
Criativa
30 de setembro e 1º de outubro
Das 11h às 20h
Edifício Pixel – Rua
Gothard Kaesemodel, 1068 – Anita Garibaldi, Joinville / SC
Programação Completa em:
www.inc.art.br/11
Entrada: Gratuita
Por Luciana de Morais | A CASAA
Imagens: Divulgação