SOCIAL
To Top

Design do futuro: Especialista explica como o design pode contribuir para o planejamento de cenários

A construção de cenários futuros é uma das mais importantes atividades de planejamento de uma empresa, e nos últimos tempos se tornou um grande desafio

 

 

A volatilidade e a complexidade dos ambientes de mercado e das premissas de um planejamento tornam a administração estratégica algo muito difícil para gestores e empreendedores. Extrapolar condições passadas, procurando prever o futuro, é um caminho que só faria sentido, se o mercado global tivesse um padrão constante de evolução, fato que não se observa há muito tempo. No entanto, algumas empresas ainda se esforçam num planejamento que considera somente as experiências dos caminhos já percorridos, somadas às projeções algorítmicas para compreender cenários futuros.

 

O Prof. Dr. no curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), José Carlos Carreira, lembra que, num mundo globalizado, cheio de incertezas e oscilações, o planejamento de cenários deve, sim, considerar as experiências passadas, mas não pode parar por aí. “Também é importante partir do sentido oposto ao que normalmente se pratica: em vez de construir cenários que partem do presente e projetam futuros, deve-se imaginar um cenário possível e desejável no futuro e voltar para sua implementação no presente. Ou seja, acrescentar à lógica do forecasting a do backcasting, na qual partimos de um cenário futuro e voltamos para o presente, verificando sua aplicabilidade e viabilidade econômica e técnica”, diz Carreira.

 

Um bom exemplo disso foi o discurso do presidente dos Estados Unidos em 1962, John Kennedy, que dava aos americanos uma visão futura de que seria possível e desejável ir à Lua. Com base nessa visão, de se imaginar na Lua, todo um planejamento foi traçado para voltar ao presente e vencer os obstáculos.

 

É aí que entra o design 

Design é projeto, é para desenvolver uma gama de formas de pensar problemas e metodologias para solucioná-los. Quando se coloca em questão o planejamento de cenários, o design aplica seu arsenal metodológico no sentido de projetar cenários possíveis e desejáveis. Essa aplicação específica do design se denomina design de futuros.

 

Outras tantas denominações já foram trabalhadas por vários estudiosos do pensamento futuro (future thinking), como: design crítico, design especulativo e design discursivo, entre outros. Mas, colocando em foco o local para onde se projeta o futuro, a melhor denominação parece ser o design de futuros.

 

————————————————————————————————————————————————————

LEIA MAIS: Tok&Stok apresenta espaços de trabalho mais flexíveis e funcionais

————————————————————————————————————————————————————

 

design de futuros é uma forma de imaginar e manifestar possibilidades, com o intuito de se preparar para grandes desafios e contribuir para trilhar um caminho mais desejável e responsável para o futuro. São processos para inspirar e criar ideias de como as coisas podem vir a ser, imaginando e representando futuros possíveis. O design de futuros é um exercício colaborativo que incentiva o imaginar e contribui para abrir novas perspectivas sobre os problemas a serem solucionados.

 

design de futuros e suas aplicações correlatas ganharam importância nas últimas décadas, na medida em que o mundo globalizado se tornou extremamente complexo. credita-se o início organizado e sistematizado dessa forma de pensar aos pensadores de futuros do início da década de 1970, como Alvin Toffler, Alain Touraine e Daniel Bell. Nessa época, cientistas e futurólogos foram desafiados a imaginar como seria o mundo no próximo século.

 

Ao longo das décadas seguintes, em conjunto com a evolução do próprio design e do design thinking, se estabeleceu uma série de metodologias para projetar e planejar cenários baseados nos conceitos do design. Hoje temos notícias de que várias empresas com foco na inovação, como Google, 3M, Siemens, Marcopolo, Fundação Telefônica Vivo, Bradesco e Natura, possuem espaços, centros, laboratórios, hubs ou experimentos de futuro para explorar o campo do design de futuros.

 

“Por fim, o design de futuros nada mais é que utilizar a criatividade, a empatia, a colaboração e a experimentação para projetar cenários nos quais podem surgir oportunidades para novos produtos e serviços que sejam economicamente viáveis, socialmente pertinentes e ecologicamente responsáveis. O futuro como objeto de design é um lugar no qual, intencionalmente, iremos transformar a realidade”, conclui o especialista.

 

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT promove o ensino científico-tecnológico há 60 anos, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Com dois campi, localizados em São Paulo e São Caetano do Sul, o IMT conta com um Centro Universitário e um Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia, e agora também dois novos cursos – Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização (MBA), nas áreas de Gestão, Design, Engenharia e Tecnologia da Informação. O Centro de Pesquisas desenvolve tecnologias para atender às necessidades da indústria e atua como importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.

 

 

By Rodrigo Santos

Imagem: ilustração

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

​www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Conceito

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.