Evandro Karvat exibe sete obras a partir dessa semana em mostra de arquitetura
A faculdade de comunicação deu não apenas um diploma ao artista plástico Evandro Karvat, mas também a curiosidade para trafegar por diversos assuntos e comunicá-los através de suas pinceladas, cheias de significação. Ao ver uma de suas obras, você é arrebatado pela poética, pela temática bem pensada e principalmente pelas cores que gritam pela tela, em camada espessa, como quem foram esparramadas de forma despretensiosa. Porém, tudo ali é minucioso e tem muito a dizer.
Sua última série, intitulada “Natureza Volátil – Cores da Vida”, é apresentada com uma cara nova, demonstrando um amadurecimento técnico do artista. Tanto que foi selecionada esse ano pela curadoria da Casacor Santa Catarina para compor o cenário requintado da feira, na edição de Itapema, em junho. Nela apresentou a obra “Lobo-guará”.
Nessa semana, Evandro foi novamente chamado para colaborar com projetos importantes no panorama arquitetônico. Dessa vez é parceiro de dois escritórios na Mostra Sul Blumenau 2018, a maior feira de arquitetura, interiores e paisagismo na região do Vale do Itajaí, e exibe sete obras inéditas da série. “É uma maneira perfeita de apresentar o conceito da série, pois em meio à beleza da decoração e das tendências, surge algo que busca falar de um assunto tão sério e faz o público refletir”, explica o artista.
A Mostra Sul acontece no histórico Castelinho Azul, pertencente à família Hering de Blumenau, entre os dias 26 de outubro e 09 de dezembro.
A ARTE NUNCA CESSA – Assim que sente a inquietação, Evandro pega uma tela em branco – ultimamente tem várias preparadas, esperando – e coloca a paleta de cores para trabalhar. “O maior desafio é conduzir uma mensagem coerente, que dialogue com os tempos atuais e sirva não apenas para decorar”, conta.
O tema da vez é o meio ambiente. O artista despertou o interesse pela “Natureza Volátil” desde o ano passado, quando foi selecionado para a 20ª Mostra Cascavelense de Artes Plásticas com uma instalação sobre tartarugas marinhas em extinção. A pesquisa foi progredindo e agora retrata também outros animais da fauna brasileira que correm o mesmo risco, como o cervo-do-pantanal, mico-leão-dourado, arara-azul, tucano e gato-maracajá. “Nossa natureza está se desfragmentando. Apresento essas imagens borradas como poética para relembrar o público que a vida é volúvel”, endossa.
O ARTISTA – Sua amizade com os lápis e pincéis vem desde o tempo da infância, mas há pelo menos três anos ele vem aperfeiçoando um jeito novo de trabalhar sua arte, retratando com traços mais soltos e espatuladas densas. Uma das características marcantes são as cores entrelaçadas que se desdobram em figuras impressionistas.
Karvat nasceu e cresceu no sítio dos pais, em um distrito a 30 minutos do município de Cascavel, no Paraná. E de lá, sem nenhuma formação ou referência artística, foi adquirindo a bagagem que tem hoje ao longo dos anos, aprendendo de forma autodidata a “se virar” com o que tinha. Hoje com 33 anos – e com muita persistência –, está a cada dia mais próximo de seu sonho. “Os convites de exposição e as encomendas são as provas de que o caminho é esse. Descobri que existe um artista em mim que quer se expressar de forma mais ampla”, conclui ele.
Atualmente mora em Balneário Camboriú (SC), de onde desenvolve seus projetos artísticos com artes plásticas e design gráfico.
OLHO: “Descobri que existe um artista em mim que quer se expressar de forma mais ampla”
SERVIÇOS
www.evandrokarvat.com.br
www.facebook.com/evandrokarvat
MOSTRA SUL BLUMENAU 2018 – DE 26 de outubro a 09 de dezembro
Por Nucleum Design Multiagência
Imagem: Fabrício Richter