Mostra de arquitetura e decoração ocorre até novembro, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina
Um espaço aconchegante, no qual o objetivo é desligar-se da rotina corrida de um jovem solteiro, bastante atarefado e de personalidade forte. Um “cantinho” onde se pode tirar os sapatos depois de um dia cansativo, ler, ouvir música ou ver TV. Assim é a Suíte Masculina da Decorare Chapecó 2019, projetada pelos arquitetos Lia Herrmann e Mateus Spricigo, com execução da Ápia Construtora e patrocínio da Felicittá Ambientes.
Detalhes minimalistas e puristas fazem do local um convite ao descanso, com cores bastante neutras e uma iluminação leve, um dos grandes diferenciais do ambiente. “As luzes vêm todas das paredes, bem pontuais, nenhuma vem do teto, o que confere um ar aconchegante à suíte”, destaca Lia.
Esse diferencial partiu de um dos desafios do espaço. “Por se tratar de uma casa histórica, não pudemos mexer em algumas questões estruturais, então a parte de fiação e iluminação foram uma partida arquitetônica para lançarmos essa proposta”, comenta a arquiteta. Para isso, de acordo com Mateus, a escolha foram as arandelas e luminárias de apoio e piso, exclusivas da marca DSGNselo.
Com um pé direito baixo, a solução encontrada pelos arquitetos foi utilizar o vidro preto no teto, que deu a sensação de amplitude ao ambiente a partir do reflexo.
Mateus comenta que o projeto e o posicionamento dos objetos foi pré-determinado pelas aberturas existentes no espaço. “Como tínhamos uma única parede de apoio, escolhemos ela para a TV, resolvendo a questão da parte técnica e passagem de fios. Pensamos como solução para o closet, que ele ficasse dividido por uma das aberturas, com uma porta que passa pelo meio do armário e dá acesso a outro ambiente”, ressalta. Assim também foi com o lavabo, que segue o mesmo conceito aberto e, por estar localizado em uma das entradas da mostra, os arquitetos criaram à frente uma bancada com cuba esculpida e suporte de rouparia. “Só depois de entrar é que o visitante entende que é um banheiro”, comenta.
PARCERIA
A execução do espaço ficou a cargo da Ápia Construtora. De acordo com o sócio da empresa, Andrey Fabre, uma parceria que já vem de outros projetos com os dois arquitetos foi o que levou a empresa a ser convidada para participar deste.
Andrey comenta que foi um projeto especial. “O trabalho neste ambiente foi muito minucioso e manual. Hoje temos à disposição um grande aparato tecnológico, uma grande rapidez de execução, que nesse caso, não pode ser utilizada. Como se trata de uma casa histórica, prezamos pelo cuidado em restaurar toda a construção antiga. Foi uma obra em mínimos detalhes, tudo com supervisão e sem danificar a essência dessa casa” comentou.
MOBILIÁRIO
A execução dos móveis de todo o dormitório ficou a cargo da Felicittá Ambientes, patrocinadora do espaço. Seguindo o conceito de loft, em um espaço todo aberto, o mobiliário é 100% editável.
O material escolhido para os móveis, todos desenhados pelos arquitetos, foi a melamina preta, que conferiu uma linguagem uniforme e linear ao ambiente.
Um dos destaques é o armário com conceito open closet, com as portas compostas por vidro, e a cama, que tem um desenho diferenciado, incorporando um espaço ao lado para ser utilizado como apoio de mala e de outros objetos.
MATERIAIS
Pensando no estilo da persona escolhida para o projeto, os arquitetos escolheram materiais que remetem ao masculino e que induzem ao relaxamento e descanso.
Os móveis pretos contrastam com o tijolo aparente e o couro caramelo da cama. “Ao mesmo tempo em que essas cores se contrapõem, elas se destacam pelo contraste”, comenta Mateus. O ferro das calhas remete à força, o tijolo traz aconchego, o vidro agrega transparência e fluidez.
Uma parede azul é um dos únicos elementos coloridos do espaço. “Mas esta cor também induz ao relaxamento e à paz de acordo com o feng shui”, lembra Lia.
Ao mesmo tempo, os materiais têm uma conexão com elementos naturais, de acordo com a arquiteta. “O tijolinho faz conexão com o tronco, a cor caramelo da cama não foi por acaso, escolhemos para ter associação com a terra, troncos, a força dos elementos naturais e do homem em si”, completa.
A Decorare, mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do oeste de Santa Catarina, acontece no Castelinho, localizado na Rua Pio XII, 315 D, no Centro de Chapecó. O horário para visitação é das 18h às 22h, de terça a sexta-feira e das 11h às 22h aos sábados, domingos e feriados. A mostra segue até o dia 17 de novembro.
Por Flavia Mota
Imagem: Fenando Navarro