Filmado em Paraty, no Rio de Janeiro, primeira temporada mostra projeto social colaborativo em 6 episódios, produzidos pela Jabuti Filmes
Acaba de estrear a websérie documental “Quem Mandou Me Convidar?”, criada em parceria entre a Deca e a arquiteta Bel Lobo, com a intenção de trazer, por meio da arquitetura, uma transformação na vida dos moradores de pequenas comunidades. A série foi produzida pela Jabuti Filmes, produtora especializada em trabalhar com temática socioambiental.
Na primeira temporada – que tem seis episódios de 14 minutos, em média – o cenário escolhido é a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. A ideia é contar histórias e mostrar como pequenos gestos e atitudes podem transformar vidas, num projeto social colaborativo. A Deca, sempre engajada e atenta à projetos e ações que trabalhem com questões como qualidade de vida e sustentabilidade, abraçou a ideia e ajudou a construir a história do Quem Mandou Me Convidar?.
A websérie tem início no CEMBRA, com a reforma da biblioteca e é a partir daí que o enredo se desenrola e os personagens vão aparecendo para ajudar a dar vida ao projeto. Quem Mandou Me Convidar? inova como uma série de rede de contatos colaborativa que busca a transformação social pelo design. A websérie trouxe para Paraty mudanças significativas para a população local.
Ao todo são seis locações diferentes, com seis personagens que se cruzam, ajudando uns aos outros na reforma e transformação de ambientes de uso público e coletivo. Quem Mandou Me Convidar? conta a história da biblioteca da escola estadual de Paraty, o CEMBRA; do Skate Park Pantanal; da escola Quintal Mágico; do Quilombo do Campinho; do Sítio do Zé Ferreira e da Marcenaria Peroba Rosada.
Todos os episódios da websérie estão disponíveis ao público no site: www.deca.com.br/quemmandoumeconvidar.
Ficha Técnica:
Criação e ideia original: Bel Lobo
Apresentação: Bel Lobo e Camila Campos
Direção: Luis Lomenha
Roteiro: Antonio Neri e Jeanine Brandão
Direção de arte: Camila Campos
Ilustrações e Projeto Gráfico: Paulo Mariotti
Designer: Camila Campos
Produção Executiva: Luis Lomenha
Direção de Produção: Beatriz Lopes
Produção Criativa: Dudu Saramago
Direção de Fotografia: Tiago Scorza
Operador de Câmera: Igor Cabral
1º Assistente de Câmera: Uerlem Queiroz
2º Assistente de Câmera: Caroline Lopez
3º Assistente de Câmera: Dex Maga
Drone: Rafael Eiras
Fotografia Still: Anna Kahn
Montagem: Movietrailer
Logger: Liana Riente
1º Assistente de Direção: Antonio Neri
2º Assistente de Direção: Lelê Bittencourt
Assistente de Produção: Bia Thimoteo, Renata Athayde e Ana Landim
Produtor Local: Dinho Paraty
Estagiária de Produção: Mila Bertassoni
Operador de Áudio: Jussimar Teixeira
Mixagem: Movietrailer
Figurino: Liana Padilha
Maquiador: Rodrigo Cardoso
Camareira: Beth Viana
Videografismo: Ricardo Graça
Finalização: Movietrailer
Trilha Sonora: Jomar Schrank
Músicas: Estrada de Chão 4 – Fernando Aranha
Estrada de Chão 5 – Fernando Aranha
Funkytown – Christian Marsac
Pork and Beans – Tom Quick e Adam Drake
Puncky Rocky – Eduardo Gripa
Arquiteta: Ana Teresa de Oliveira
Empreiteiro: Fabio de Oliveira
Serralheiro: Robert de Souza
Motoristas: Marcelo Pacheco
Paulo
Oscar
Sobre a Duratex
A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pela Companhia Ligna de Investimentos. Com as marcas Deca, Hydra, Duratex, Durafloor e Ceusa, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.
Com sede em São Paulo, possui 24 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia – Duratex Colômbia. A Duratex também é proprietária da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 da B3 – ISE.
Por Malu Malozzi
Imagem: Anna Kahn