Assinado pela arquiteta Ana Cristina Cunha, o projeto tem a cana de açúcar como vedete e propõe conivência na cozinha com charme e aconchego
A tradição da cana de açúcar presente na memória afetiva da gastronomia do povo pernambucano somada à modernidade do melhor do mobiliário contemporâneo compõe a Cozinha Gourmet Açúcar, assinado pela arquiteta Ana Cristina Cunha na CASACOR PE 2017. O ambiente reúne em um só espaço, de forma intimista e aconchegante a cozinha, a sala de estar e a de jantar, promovendo a convivência da família e dos amigos.
“A ideia é trabalhar a essência do visitante que certamente reviverá histórias de infância ao se deparar com o espaço, que vai além de uma simples cozinha. Técnica com personalidade são características do projeto, que ganhou alma com um mobiliário funcional e moderno”, destaca a arquiteta.
Em um mergulho na tradição pernambucana da cana, a arquiteta resgata esse elemento mãe do açúcar – ingrediente base de diversos pratos da culinária de Pernambuco – logo na entrada do espaço com um painel com a técnica da xilogravura assinada por Pablo Borges, neto do grande xilogravurista J.Borges. “Uso peças antigas, forma de rapadura como escultura e outros elementos para dar aconchego e identidade ao ambiente”, revela.
Uma estamparia exclusiva inspirada no canavial foi desenvolvida pela designer Mariana Melo para o sofá da Larco que fará composição com a mesa de centro da Schuster, uma mesa de jantar e as modernas cadeiras do designer Gustavo Bittencourt criando uma atmosfera multifuncional. Os últimos lançamentos de móveis modulados da Bontempo aparecem em tons de branco e cinza trazendo modernidade e funcionalidade.
O projeto leva a arquiteta pela terceira vez à mostra que assim como nas outras edições, guarda grande expectativa. “Ter a vitrine para a arquitetura de interiores como referência, é sempre o que se espera em um evento como a CASACOR PE. E este ano, com um novo ambiente e outra concepção, a expectativa é das melhores”, revela Ana Cristina Cunha.
A CASACOR/PE segue até 12 de novembro. O endereço será o histórico casarão tombado na Av. Rui Barbosa, 147, no bairro das Graças, no Recife.
Por Karlla Barbosa | EXECUTIVA
Imagens: Divulgação