Ao completar 20 anos, o Salão Satélite, mostra que acontece paralelamente ao Salão do Móvel de Milão continua a colocar em evidência a profusão de jovens profissionais e estudantes de todo mundo
Ao longo dos anos, o Salone Satellite, mostra que acontece anualmente nas dependências do Salão do Móvel de Milão, tem se constituído em um verdadeiro trampolim para o sucesso para toda uma geração de jovens designers. Além de uma fonte permanente de talentos e inspiração para fabricantes de móveis e objetos de todo mundo.
Premiada internacionalmente, a iniciativa, instituída por sua curadora, Marva Griffin, em 1988, é dirigida a jovens designers de todo mundo, obrigatoriamente menores de 35 anos, que, uma vez selecionados por uma comissão julgadora, passam a ter a oportunidade de expor seus trabalhos no salão, de forma individual ou coletiva, durante três edições do evento.
Em seus primeiros anos de carreira, por lá já passaram, entre outros, o francês Patrick Jouin e o hoje mundialmente aclamado japonês Oki Sato, do Nendo, hoje o designer de maior projeção internacional. Além deles, em cada uma de suas edições, o Satélite também tem procurado colocar em evidência o trabalho de estudantes de renomados centros de ensino de design de todo mundo.
Única a acumular duas participações consecutivas, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, este ano também estava por lá. “Nossa seleção de produtos procurou privilegiar a questão da brasilidade, a manifestação de nossa cultura, material e imaterial”, conforme afirmou a diretora da instituição, Patrícia Cardim.
“Trata-se da nossa 20ª edição e a data merecia uma comemoração à altura”, afirmou Marva durante a abertura da exposição “Salão Satélite, vinte anos de criatividade”, que teve curadoria do crítico de design Beppe Finessi (ver. pág.18) e reuniu produtos já apresentados no Satélite e hoje já colocados em produção.
Outro destaque do ano, o Salone Satellite Award, que a cada edição se propõe a premiar os melhores projetos entre aqueles considerados mais relevantes em termos de concepção e produção, contou com 108 participantes.
A cadeira Comma, do estúdio Pistacchi Design, de Taiwan, uma espécie de assento escultural, feito a partir de materiais contrastantes levou o primeiro prêmio, seguido do chinês Edmond Wong, autor do banco Dex, a um só tempo banco de dois lugares ou cadeira individual e pelarussa Tanya Repina, que apresentou a série EO, composta por painéis e móveis acústicos, feitos de material sustentável, biodegradável e repelente.