Marcenaria sob medida, acabamentos práticos e toques de cor são os trunfos do imóvel de apenas 60 m², que revela a personalidade jovem dos moradores
Antes e Depois do apê reformado pela Triarq Studio de Arquitetura
Com lojas, farmácia e um comércio completo bem pertinho, o apartamento caiu nas graças do jovem casal Carla e Caio, pais da pequena Olívia. Em contrapartida, incomodava demais a compartimentação dos espaços e o visual antiquado dos acabamentos. Inconvenientes resolvidos com tranquilidade pela dupla de arquitetas Ana Paula Briza e Fernanda Takadachi, da Triarq Studio de Arquitetura, que transformou o desejo dos moradores em realidade.
Primeiro, elas integraram a ala social, composta por cozinha, living e varanda – esse último espaço virou um útil e muito usado home office. “Compactos, esses três ambientes ficaram maiores após a eliminação de divisórias, além de promover a interação da família”, revela a arquiteta Ana Paula Briza.
Para traduzir o perfil dos clientes em cada detalhe do apartamento, as arquitetas escolheram acabamentos práticos e de manutenção fácil. Para o piso, por exemplo, foi eleito um porcelanato que parece concreto, já as paredes ganharam uma tinta com efeito de cimento queimado, que juntos ajudaram a compor a atmosfera cool e urbana. Na iluminação, destaque para os trilhos pretos, que são instalados sem quebra-quebra no forro e trazem um estilo bem industrial. Para o mobiliário solto e o painel da sala de estar, o imbatível poder da madeira em conferir a sensação de acolhimento.
Antes e Depois do apê reformado pela Triarq Studio de Arquitetura
Antes, a sala e a varanda ficavam divididas por uma porta de vidro. As profissionais decidiram eliminá-la para conectar os espaços, ganhando ainda um lugar para que o casal pudesse trabalhar em casa. Destaque da área social, o painel de madeira não acomoda só a TV como traz uma porta de correr que esconde o bar e os equipamentos de som. “O armário embutido com porta de correr possibilitou que o casal pudesse ver TV de uma forma confortável e, ao mesmo tempo, dispor de um lugar para guardar as bebidas”, explica Fernanda.
Acima, o home office e o painel de TV que esconde o bar do apartamento. Projeto da Triarq Studio de Arquitetura
Um balcão alto compartimentada a cozinha e a sala de jantar. “Essa divisão saiu de cena e substituímos por uma divisória vazada que possibilita a visão para a cozinha e traz também a sensação de privacidade”, diz Fernanda. Dar a ideia de continuidade em um projeto pequeno é essencial. Então, algumas estratégias foram usadas para reforçar a sensação de amplitude, como o piso único aplicado em todos os lugares e o tapete que segue do estar até o ambiente vizinho.
Divisória vazada demarca a sala de jantar e a cozinha sem isolá-las completamente. Projeto da Triarq Studio de Arquitetura
Sobre a Triarq Studio de Arquitetura
A TRIARQ desenvolve projetos de arquitetura e design de interiores para transformar espaços em ambientes únicos, sempre em busca do conforto e bem-estar dos nossos clientes. Valorizando linhas simples e uma linguagem contemporânea, os projetos são idealizados de forma a agregar as melhores soluções técnicas e funcionais em cada espaço. Atuando no mercado desde 2005 e com uma gama diversa de trabalhos realizados, as arquitetas Ana Paula Briza e Fernanda Takadachi atendem de forma diferenciada, com alto nível de serviço e a certeza de um resultado de sucesso. “Adequamos sonhos e ideias à realidade com ousadia, sempre com bom senso e equilíbrio.”
@triarq_arq
Por Raíssa Germano – dc33 Comunicação
Imagem: Carla D’ Aqui