Arquitetas Jocymara Nicolau e Andréa Posonski explicam alguns cuidados ao utilizar o tom escuro em projetos
O preto inclui personalidade ao ambiente e, quando utilizado corretamente, dá um toque de sofisticação ao espaço. Mas como usar essa cor, sem sobrecarregar a decoração? As profissionais do NP Arquitetura, Jocymara Nicolau e Andréa Posonski, esclarecem algumas dúvidas sobre o assunto.
Se o preto não for bem dosado e o projeto não for adequado, ele pode pesar o espaço, por isso é preciso analisar o impacto que a cor pode causar no ambiente e analisar a necessidade de cada projeto, para verificar exatamente onde é possível incluir o preto e tirar partido dele.
De acordo com a arquiteta Andréa Posonski, o preto pode aparecer pontualmente em objetos, cadeiras, sofás, luminárias, dando aquele visual mais exótico ao ambiente, ou pode aparecer de forma mais expressiva, utilizando-se tudo ou quase tudo na cor preta. Nesse caso o bacana serão as texturas e acabamentos que aparecerão, alguns mais brilhantes outros mais foscos, deixando a residência com um ar bem contemporâneo.
As profissionais ainda destacam que deve existir um cuidado especial em relação à iluminação. Segundo Jocymara, existe a grande necessidade de trabalhar a iluminação que vai acender esse preto. Caso não exista luz natural, é necessário intensificar a iluminação artificial, pois como o preto é a cor mais escura, sendo o resultado da falta parcial ou completa da luz, o cômodo pode ficar muito escuro”, comenta a arquiteta.
O NP Arquitetura costuma utilizar o preto em diferentes projetos, como em um apartamento em Curitiba (PR), onde a cor escura do painel da TV foi utilizada em contraste com o tapete e móveis claros. Outros pontos interessantes do projeto são a mesa de jantar e o pendente de luminária, que transmitem todo o requinte e modernidade do preto. Em ou .tro apartamento utilizou-se a cozinha com tampo, pastilhas e poltronas pretas, trabalhando nesse caso várias texturas e brilhos dos diversos materiais.
Sobre NP Arquitetura:
Dedicação e comprometimento são os pilares das arquitetas Jocymara Nicolau e Andréa Posonski, a frente do escritório NP Arquitetura e Interiores. Há 20 anos no mercado curitibano, as profissionais vêm realizando sonhos e transformando casas em lares. O trabalho da dupla é traduzir expectativas e implantar projetos personalizados com técnica, funcionalidade e estética. O principal diferencial é o acompanhamento personalizado das obras, colocando sempre em primeiro lugar o cliente e os objetivos almejados.
Serviço:
NP Arquitetura by Jocymara Nicolau & Andréa Posonski
CAU/PR Jocymara Nicolau: A24520-8
CAU/PR Andréa Posonski: A36841-5
www.np.arq.br
Fonte: BG Comunicação