As cores são ferramentas poderosas que tem a capacidade de influenciar diretamente em nossas emoções. Por exemplo, um céu azul motiva a maioria das pessoas a começar o dia com o astral mais elevado. Ao contrário, quando o céu está nublado e cinzento, ele transmite um sentimento de apatia.
Saiba que isso também vale para a decoração da nossa casa! Um projeto com décor planejado pode proporcionar ambientes mais aconchegantes e acolhedores para nosso lar. É importante destacar que a escolha das cores deve ser parte da construção do conceito e não ser deixada para a última fase.
Pensando nisso, convidamos a arquiteta Alessandra Gandolfi para dar algumas dicas a quem deseja trazer mais cor para seus projetos! Confira:
Aposte em pontos de cor
Para quem quer usar as cores de forma mais sutil, pensar em pontos de cor é uma ótima alternativa. É possível trabalhar com paletas mais neutras e deixar para usar tons mais fortes em móveis, objetos de decoração, tapetes ou obras de arte. Assim, cria-se uma atmosfera diferenciada, aliando arquitetura e design.
A mesa de cabeceira traz um toque de verde para compor com a paleta mais sóbria | Projeto: Alessandra Gandolfi
Coloque cor nos volumes
Também é possível destacar um volume em paredes ou até mesmo no teto! Ao utilizar cor nesses lugares, são criados pontos de interesse no ambiente que conseguem transmitir diferentes sensações e estímulos de acordo com a escolha da tonalidade – desde relaxamento e tranquilidade até energia e vitalidade.
O volume em azul traz mais personalidade ao ambiente | Projeto: Alessandra Gandolfi
Inspire-se na natureza
A natureza sempre será um elemento de inspiração para a arquitetura! Podemos observar a infinidade de tons harmônicos, que transmitem uma sensação de paz e tranquilidade. “No projeto da CASACOR 2019 optamos por cores e texturas que remetessem à praia. O resultado foi a sensação de estar, de fato, em meio à natureza”, comenta a arquiteta
O azul é destaque no projeto da CASACOR | Projeto: Alessandra Gandolfi
——————————————————————————————————————————————————————————
VEJA: Entreposto ressignifica o “sentir-se em casa” com sua nova coleção Nepal
——————————————————————————————————————————————————————————
Utilize o círculo cromático
Outra dica é utilizar o círculo cromático, ferramenta que pode ajudar a escolher uma composição harmoniosa de cores. Uma opção é usar as cores complementares, opostas no círculo, que resultam em uma mescla de tons mais quentes e mais frios. Para os amantes de degradês e tons sobre tons a dica é utilizar as cores análogas, que estão lado a lado no círculo.
O degradê em tons de verde dá um charme extra para o quarto infantil | Projeto: Alessandra Gandolfi
Conheça a psicologia das cores
É muito importante se atentar ao sentimento que deseja transmitir a quem frequentará o espaço. A escolha das cores influenciará em todo ambiente, podendo aquecer ou esfriar o espaço – um exemplo são os amadeirados, que com seus tons mais quentes trazem esse conforto visual.
Os painéis amadeirados garantem o tom aconchegante ao quarto | Projeto: Alessandra Gandolfi
Não esqueça da iluminação
Por último, é importante prestar atenção na iluminação! A luz pode alterar a tonalidade das cores e modificar sua percepção, aumentando ou diminuindo a profundidade e criando novos efeitos. Sendo assim, não deixe de levar esse item em consideração na hora de criar o projeto.
As fitas de led proporcionam uma iluminação mais intimista ao ambiente | Projeto: Alessandra Gandolfi
Por Marina Creplive – Prime Comunicação
Imagem: Eduardo Macarios / Marcelo Stammer
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998.Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.