Essa área externa, assinada pela arquiteta Suzane Simon, tem cobertura de vidro, móveis com cores quentes para transmitir aconchego e lanternas para aquecer. FOTO: Marcelo Stammer
A ambientação planejada torna tais espaços aconchegantes também em dias frios
Amplamente usada nos dias de alta temperatura, a área externa tem chamado atenção também em ambientações pensadas para o inverno e dias frios – estes espaços podem ser melhor aproveitados com mobiliário, objetos e iluminação adequados.
O paisagista Wolfgang Schlögel revela que existem alguns recursos que potencializam o uso de áreas externas em épocas não tão propícias. “Lareiras, mantas, peles, tecidos em almofadas, possibilidade de cobertura parcial do ambiente, tapetes e também agregar recursos de som e imagem, são soluções para manter as pessoas reunidas por mais tempo. Pessoas gostam de se reunir em ambientes confortáveis e isto também é válido para áreas externas. A presença do fogo, desde os primórdios da civilização, é um exemplo disso”, afirma o profissional.
Em concordância, as arquitetas Luciana Olesko e Maria Fernanda Lorusso, do escritório Olesko e Lorusso Arquitetura e Interiores, pontuam que ambientes externos tornam-se mais atrativos com a escolha certa de produtos. “Tons de madeira sempre imprimem aconchego, além de mantas, almofadas com aparência de quentinhas, tecidos e, claro, lareiras ou aquecedores, que esquentam e garantem um charme especial. Para a iluminação, lamparinas com velas convencionais ou de LED fazem toda a diferença. Vale também atentar ao uso de vidros e a possibilidade de abrir grandes vãos, tornando o espaço usável para dias de calor e frio. Em cidades como Curitiba, em que a temperatura muda com frequência, projetar espaços externos com possibilidade de serem fechados e protegidos é essencial”, detalham.
No quesito produtos, Joana DArc Brugnolo Jacoski, diretora da Green House Store Curitiba – loja especializada em mobiliário outdoor -, explica que espaços externos devem ser contemplados com itens feitos em materiais e tecidos específicos, além de acessórios e plantas especiais: “Móveis com estrutura em alumínio, que são duráveis e exigem pouca manutenção, e sofás e poltronas com tecidos quentes e duráveis são algumas das indicações ideais.”
Fonte: Prime Comunicação