SOCIAL
To Top

Como as novas relações de trabalho impulsionaram a transformação nos lares

Famílias de todo o mundo vêm tentando se adaptar à nova realidade imposta pelos desafios atuais. Passando mais tempo dentro de suas próprias casas, passaram a enxergar melhor os espaços, a fim de torná-los ainda mais úteis e aconchegantes

O trabalho no formato home office não é exatamente uma novidade e muito antes que fosse uma necessidade na realidade de muitos trabalhadores, algumas empresas já ofereciam este tipo de flexibilidade. Entretanto, desde o ano passado, profissionais de diferentes áreas começaram a trabalhar exclusivamente de casa e essa transformação tem sido tão potente, que especialistas da área de recursos humanos defendem que este estilo de trabalho continuará fazendo parte da vida de muitos, mesmo em um cenário normalizado.

Os impactos do momento que vivemos são distintos e cada família se adapta como pode. Acontece que ficar em casa passou a ser uma premissa para preservar a própria saúde e a dos demais, e ao limitar as saídas apenas à resolução de assuntos emergenciais, nossa relação com o espaço em que habitamos também mudou. Afinal, agora mais do que nunca, a casa deixou de ser apenas um local de descanso e de convivência com a família para se tornar um ambiente multifacetado, que atende também às necessidades de trabalho, de estudos, entre tantas outras.

Segundo a arquiteta Debora Aguiar, dentre as inúmeras mudanças comportamentais ocasionadas pela pandemia, a da casa como refúgio/porto-seguro, se tornou o foco, o centro de tudo. “A compreensão e tomada de consciência dessa importância nunca esteve tão presente como agora. Investir no lar tornou-se urgente e saudável. Ali é o lugar onde tudo acontece, e onde a permanência em cada espaço ficou maior. A casa ressignificada como esse centro de união e convivência permite a otimização do tempo mas também a necessidade de privacidade quando necessário”.

Este olhar mais atento às funcionalidades dos ambientes domésticos e a vontade de tornar o lar mais acolhedor aflorou em muitos o desejo de morar em um imóvel maior, com mais áreas de lazer e espaços verdes. Mas, há também quem tenha decidido investir no local onde já vive, adaptando espaços e criando soluções para as necessidades desta casa adaptada para o “novo morar”.

“Sempre que possível, já incorporávamos em nossos projetos um espaço reservado para escritório. Com a pandemia, uma nova realidade foi sacramentada: muitos trabalhos e atividades podem ser desenvolvidos e realizados à distância, fazendo que o espaço físico das casas tenha que ser adaptado para que isso ocorra com conforto e também privacidade, quando necessário”, explica a arquiteta Debora Aguiar.

Novo morar

“Com o trabalho remoto, novas possibilidades se abriram. Quem nem sonhava em trabalhar de casa precisou se reinventar para seguir produzindo, principalmente nos períodos mais difíceis. Todos passamos por um mix de medo e resiliência. E, no meio disso tudo, passamos a olhar para as nossas casas de uma outra forma, tentando encontrar maneiras de promover sensações de aconchego e bem-estar. Por isso, identificamos o aumento nos projetos que ajudem a tornar os espaços de casa ainda mais funcionais. Além do desejo de tornar os ambientes mais agradáveis, há ainda a questão da praticidade e da preocupação em mantê-los sempre limpos. Os locais destinados aos estudos e ao trabalho, por exemplo, que se tornaram ainda mais necessários nos lares brasileiros nesta nova realidade, podem ganhar um toque especial com revestimentos diferenciados e que são muito fáceis de limpar”, comenta Eduardo Boselo, designer e coordenador de produtos da Decortiles.

Consciente das demandas corporativas e pessoais que priorizem o bem-estar e o meio ambiente, a Decortiles preparou uma seleção de ideias que unem praticidade, beleza e superioridade técnica. Conheça abaixo algumas sugestões de ambientes que seguem estes conceitos:

A natureza se faz presente na escolha de revestimentos como Cerrado Cinza e Bamboo Dark

Galhos e vegetações características das paisagens tipicamente brasileiras inspiram o azulejo artístico Cerrado Cinza. A sutileza desses padrões gráficos é combinada com uma moderna cartela de cinzas, que podem ser aplicados a uma série de materiais e texturas lembrando materiais naturais. Neste ambiente, por exemplo, a madeira é representada pelo porcelanato Bamboo Dark, que também contrasta com o atemporal piso preto Puro15. Visual perfeito para quem deseja um vislumbre de natureza enquanto trabalha.

Aqui o foco é o mosaico Diamantina Cinza que combina com o tom amadeirado do revestimento Atlântica Ambar

Diamantina Cinza é um mosaico inspirado nas pedras naturais e minerais multifacetados. É também uma referência ao parque nacional da Chapada Diamantina, na Bahia. Os formatos das peças em porcelanato são inspirados nos cristais e estruturas minerais como o diamante, criando uma geometria elaborada e criativa que pode ser aplicada em pisos e paredes. Aqui, os mosaicos fazem um contraponto com o porcelanato Atlântica Ambar, que faz as vezes de madeira. Ideal para os que primam pela conexão com o meio ambiente, pois permite a adoção de soluções que tragam um pouco do exterior para dentro de casa.

A sobriedade do verde Color Mind Army acaba sendo o destaque deste ambiente que leva ainda outros dois tipos de porcelanato: o natural Prosecco (parede) e City-Zen Nude (piso)

A pureza dos materiais essenciais da arquitetura aliados à ultra resistência e alta performance do porcelanato é o que dá vida à coleção City-Zen, que possui uma cartela de cores exclusivas, que exaltam a pureza e a essência dos elementos, interpretados numa gama cromática versátil e atemporal. O porcelanato natural Prosecco completa o ambiente de forma discreta, permitindo a composição com o verde do revestimento Color Mind Army. Opção ideal para quem não abre mão da cor mas prioriza os tons neutros e atemporais.

Neste ambiente, a vivacidade do revestimento Color Mind Corten na parede contrasta com a solidez do piso City-Zen Inox

Já a paginação escama de peixe do revestimento vermelho Color Mind Corten acetinado chama para si toda atenção neste projeto. Combinando perfeitamente com a neutralidade do porcelanato City-Zen Inox no piso, permite que o ambiente seja aconchegante e urbano na mesma medida. A proposta traz leveza e dinamismo para um espaço que funciona tanto para trabalho ou estudos.

 

 

Por Isabela

Imagem: Divulgação

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998.Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Tendências

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.