Novo projeto arquitetônico nas franquias propõe um modelo de que valoriza o sensorial, estimula o autosserviço e organiza o olhar e a escolha do cliente
O consumer experience é fundamental na escolha de uma marca, principalmente as que privilegiam as sensações. Afinal, a relação que o cliente tem com a marca ultrapassa o pragmatismo: o vínculo, quase afetivo, surge a partir de uma experiência memorável. Por isso, a Moncloa Tea Boutique – marca especializada em blends de chás e acessórios – implantou um novo projeto de loja nas suas franquias, prezando pela ampliação do que é sensorial.
As modificações vão desde a exposição dos produtos até as áreas de comunicação das lojas. “Essa busca pela evolução nos fez trazer para os projetos de loja uma melhoria da experiência de compra”, explica Gabriela Lucato, consultora de Visual Merchandising da Moncloa. “Em tempos de autosserviço, o cliente precisa ter mais informações e autonomia dentro da loja”.
A experiência mais impactante é resultado de ações que estimulam a interação. Por isso, foram projetadas na loja “áreas quentes” – espaços de grandes visualização e pontos de contato do consumidor – que convidam o cliente a visualizar e sentir o aroma de um blend ou conhecer mais de um item ou acessório, entre outros.
A loja piloto no processo de reformulação é a do Shopping Pátio Batel. A partir das mudanças, os clientes tiveram uma experiência mais sensorial e mais didática do portfolio, conseguindo navegar com facilidade pelas possibilidades que a marca traz além dos chás, melhorando a percepção sobre produtos que ganharam maior destaque na loja, como a linha de cafés selecionados e as deliciosas geleias, por exemplo.
“Um fator muito importante foi a organização dos produtos: trouxemos uma exposição por categorias, com mais volumetria nas prateleiras, o que tornou o espaço mais dinâmico e interessante aos olhos do consumidor”, acrescenta Gabriela.
Com base nos feedbacks positivos, as próximas franquias irão seguir o modelo da loja piloto. O novo projeto arquitetônico foi projetado de forma colaborativa com um time multidisciplinar, o escritório de arquitetura Arquea, com a consultoria de visual merchandising de Gabi Lucato e participação da equipe de marketing da Moncloa.
Sobre a Moncloa
A Moncloa Tea Boutique nasceu em Curitiba, em 2013, com a inauguração da primeira loja no Pátio Batel. Modelada para atender ao mercado de franquias desde o início, tem hoje outras 26 unidades em diversos estados do Brasil. A rede oferece uma experiência sensorial completa, desde a apreciação visual de cada blend ao ritual de preparação e degustação, com seus aromas envolventes, que tornam cada momento único e inesquecível. Além da qualidade da matéria-prima, a Moncloa tem um mix de produtos para surpreender e presentear.
Por Lucas Karas
Imagens: Divulgação