O casarão onde Tarsila do Amaral nasceu e viveu até os nove anos de idade, em Rafard, interior paulista, está em processo de restauração e vai abrigar um polo cultural. Todo o espaço da antiga Fazenda São Bernardo será transformado em um museu do modernismo, movimento que influenciou a arte e a cultura no início do século 20. A pintora foi uma das figuras centrais do movimento, que teve o seu marco na Semana da Arte Moderna, há exatos 94 anos.
A organização social Abaçaí Cultura e Arte, responsável pelo sítio histórico, está promovendo o restauro desde o final de janeiro. A primeira etapa das obras começou com a recuperação das partes mais deterioradas, como o telhado. As telhas estão sendo lavadas e elas serão impermeabilizadas e recolocadas após a troca da estrutura de madeira.
O restauro deve se estender à capela, escola, cocheira e outras instalações. Mas ainda existe muito espaço disponível na fazenda de café, que ocupa uma área de 31 hectares. Por isso, a Abaçaí teve a iniciativa de transformar a Fazenda São Bernardo no “Quadrante Caipira”, um ambiente para estimular a cultura do interior paulista. O espaço será denominado Centro Cultural Luz de Pirilampos e, além do museu, oferecerá aulas de teatro, dança, música, artesanato, apresentações, encontros, manifestações tradicionais e ações com a comunidade.
Fonte: Redação Revista USE – com informações do G1