Normalmente desprezados pelas grandes madeireiras por estarem fora dos padrões de mercado, galhos de árvores de madeiras nobres estão ganhando protagonismo em projetos da LAO Design, do designer Lao Napolitano. O primeiro brinquedo criado com essas sobras é o Goiabá, que integra o espaço PORTODOSNÓS na CASACOR Rio, assinado pela marca em parceria com o Plantar Ideias.
Projetado para crianças de até 3 anos de idade, o Goiabá tem pisos em vários níveis, miniparede de escalada e um miniescorregador com estrutura de madeira engenheirada, também conhecida como CLT (sigla em inglês para Madeira Laminada Cruzada). “A ideia é que, cada vez mais, os nossos projetos se adaptem às características do material disponível e não o contrário”, diz o designer.
Essas matérias-primas vêm de uma região no Amazonas, situada às margens do Rio Purus, e são manejadas por comunidades locais, também responsáveis pelo entalhe das peças a motosserra. “Eles dominam essa ferramenta como ninguém e queremos evidenciar as marcas desse trabalho nos produtos”, explica Napolitano.
“Além de nenhuma árvore ser derrubada para nos atender”, diz ele, “para evitar desperdícios, faltas e excessos, tudo é produzido de acordo com a demanda”. Mas, neste caso, a necessidade de que Napolitano comenta não é a do mercado ou da empresa, sob a qual está firmada a sociedade, mas dos locais e da própria Natureza.
“Isso significa que em vez de dizermos às comunidades o que queremos em que prazo queremos, são eles que dizem o que têm e em quanto tempo podem entregar”, explica o designer. “Como trabalhamos com materiais que são deixados para trás, dependemos da quantidade e características dessas sobras”, completa.
Além disso, ressalta o designer, é preciso respeitar a cultura e a modo de vida dos povos da floresta. “Eles não estão acostumados a prazos apertados, a agendas lotadas, correrias”. “Para eles, o tempo corre em um compasso diferente do nosso, os valores também são outros, não adianta tentar impor nosso jeito”.
Na prática, a associação comunitária informa o volume e as caraterísticas das toras que dispõem, a empresa avalia, envia a eles os projetos, para que cortem as peças, que chegam em São Paulo prontas para serem montadas. Os prazos de entrega são definidos no início da negociação, mas pelos fornecedores.
A CASACOR Rio acontece de 20 de agosto a 29 de setembro, no histórico edifício Touring, na Avenida Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá, no centro da cidade.
Sobre a LAO: empresa especializada em soluções ecológicas para áreas de lazer, prática de esportes e infraestrutura urbana. Com madeira certificada e materiais reciclados, produz playgrounds, equipamentos de ginástica, bancos e estruturas de madeira, como pontes, passarelas, mirantes, deques e pergolados, entre outros.
Instagram: laodesign_oficial
Facebook : laodesignoficial
Youtube: LAO na Correria
Por Claudia Sá | Gauche Comunicação
Imagem: Marcio Irala